As chamas começaram na sexta-feira (30), e destruíram boa parte do Cemitério dos guerreiros históricos da Batalha do Jenipapo.
Por Marcos Portela da Cunha – Phbwebcidade Parnaíba PI
Um incêndio de grandes proporções atingiu o patrimônio histórico da Batalha do Jenipapo próximo ao povoado Alto do Meio em Campo Maior.
O fogo começou na tarde de sexta-feira (30), e se espalhou no matagal seco que sercava o “Museu dos Heróis”.
As chamas começaram rapidamente e se deu origem devido à um fio de alta tensão que estava caído no chão.
“O fio caiu no chão e criou faíscas, fazendo começar o fogo, que se espalhou rapidamente. Fomos acionados e imediatamente fomos ao local combater as chamas com a ajuda de populares”, informa o Superintendente da Defesa Civil, Edilson da Vargem.
Segundo os Brigadistas o fogo não chegou a atingir o Museu que abriga artefatos e a estrutura de concreto, mas atingiu o Cemitério do Batalhão, onde estão sepultados os mortos da Batalha do Jenipapo.
BATALHA DO JENIPAPO EM CAMPO MAIOR PI
A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome e foi uma das mais sangrentas feitas pela Independência do Brasil. Ocorreu no dia 13 de março de 1823 e consolidou o território nacional. Nessa época os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra e não tinham experiência e conseguiram a independência não só do Piauí, mas de todo o Brasil contra as tropas portuguesas.