F1: Bottas lidera dobradinha da Mercedes no primeiro treino livre para o GP da Bélgica; Ferrari fica no fundo.

Com Bottas na frente, Mercedes faz dobradinha no primeiro treino livre na Bélgica.

Por Yahoo!

A Fórmula 1 voltou à Bélgica para um de seus GPs mais tradicionais do ano. E no primeiro treino livre, que abriu as atividades de pista da sétima etapa da temporada 2020, marcado por pouca movimentação na pista, a ponta ficou com Valtteri Bottas, abrindo uma dobradinha da Mercedes. Mas um destaque foi a proximidade de Max Verstappen da dupla, enquanto a Ferrari ficou no fundo da classificação.
Fora das pistas, a semana da F1 em Spa Francorchamps foi marcada por homenagens a Anthoine Hubert, piloto da Fórmula 2 morto em acidente no local em 2019 durante a primeira corrida da categoria. A F1 organizou uma série de homenagens ao francês, como seu símbolo oficial estando presente em todos os carros que correrão neste fim de semana no local.

Leia também:

Hamilton não planeja boicote ao GP da Bélgica após protestos nos EUA Russell: carro “arrastado” da Williams tornará Spa e Monza “realmente difíceis” na F1 Raikkonen deixa futuro na F1 em aberto e afirma que família pesará em decisão.

Dois dos pilotos mais próximos de Hubert, Charles Leclerc e Pierre Gasly comentaram nesta semana sobre a dificuldade de voltar à Spa e relembrar os momentos tristes da etapa de 2019. Outro piloto que falou sobre o acidente foi Juan Manuel Correa, que esteve envolvido na batida mas, felizmente, sobreviveu. Correa, que segue em recuperação, já mira um retorno à F2 em 2021.

Nesta semana, a F1 também finalizou o calendário de 2020, adicionando quatro provas à temporada: a volta do GP da Turquia, uma rodada dupla no Bahrein com os GPs do Bahrein e do Sakhir e o GP de Abu Dhabi, finalizando o campeonato no meio de dezembro.

No mercado de pilotos, a incerteza sobre a novela Sergio Pérez – Sebastian Vettel – Aston Martin segue. O mexicano voltou a reafirmar a certeza de sua permanência, afirmando que nem está negociando com outras equipes. Já o tetracampeão viu as portas da Red Bull se fechando mais uma vez, com Helmut Marko falando que a equipe não pode abandonar sua filosofia só porque o alemão está sem contrato.

Na Williams, que está em sua primeira corrida após o anúncio da venda para o grupo norte-americano de investimento Dorilton Capital, o momento é de uma “revisão completa” do negócio por parte dos novos donos, que estão analisando onde é necessário mais investimento. Mas a dúvida sobre o envolvimento da família no futuro da equipe segue,
Fora da Bélgica, o grande assunto do momento é a Globo. Segundo informações divulgadas na quinta-feira (27), o Grupo teria optado por não renovar os direitos de transmissão da F1 após décadas a frente da cobertura do Mundial no país.

Para comparação, no TL1 de 2019, a Ferrari dominou a sessão, fechando com uma dobradinha liderada por Vettel, que marcou 01min44s574. Na ocasião, Verstappen, o terceiro, ficou a um segundo do tempo de tetracampeão.
A primeira volta rápida veio cedo, com pouco mais de cinco minutos no cronômetro. E quem abriu os trabalhos oficialmente foi o vencedor da etapa de 2019 que abriu as voltas rápidas em Spa. Leclerc marcou 01min47s152.

Depois do tempo do monegasco, passaram-se quase 20 minutos sem carros na pista. Verstappen, de pneus duros, quebrou o silêncio de Spa ao marcar 01min45s886, e baixando para 01min45s470 poucos giros depois.
O tempo do holandês da Red Bull seguiu sendo o padrão mesmo com as primeiras entradas das Mercedes na pista. Hamilton, de compostos duros, ficou inicialmente a 0s518 de Verstappen, enquanto Bottas, o aniversariante do dia, fez um tempo 0s769 mais alto, se aproximando algumas voltas depois.

De pneus médios, Hamilton assumiu a ponta com 01min45s298, fazendo o melhor segundo setor da pista, mas perdendo tempo no último trecho da pista, que foi amarelo na cronometragem. O hexacampeão ficou 0s172 e 0s366 a frente de Verstappen e Bottas, respectivamente.

Na marca de 45 minutos de sessão, o grid inteiro estava de nos boxes, uma marca de um treino pouco movimentado. A classificação no momento era: Hamilton, Verstappen, Bottas, Stroll, Pérez, Norris, Kvyat, Gasly, Albon e Ricciardo fechando o Top 10. Na Ferrari, Leclerc era o 12º e Vettel o 17º e último, já que Magnussen, Grosjean e Giovinazzi ainda não tinham tempos.

O principal motivo para o treino pouco movimentado é a previsão do tempo para o final de semana. A expectativa é de um TL2 com chuva, e a mesma coisa é esperada para a corrida no domingo. Com isso, as equipes usaram a sessão com pista seca para testar ao máximo todos os compostos slicks.

Pouco depois, a Haas confirmou que seus pilotos não iriam à pista durante a sessão, para investigar uma falta de potência nos motores de ambos.

Os pilotos voltaram à pista com cerca de 35 minutos para o fim, com Norris já de pneus macios. O britânico marcou 01min45s274, sendo apenas 0s024 mais rápido que Hamilton. Pouco depois, Sainz fez 01min45s222. No Top 10, as Racing Points e as AlphasTauris eram as únicas com tempos de composto macio até então.

Os tempos começaram a baixar com 30 minutos para o fim com as Mercedes na pista. Bottas pulou para a ponta com 01min44s493, enquanto Hamilton ficou a apenas 0s069 do companheiro de equipe. A dupla da Racing Point seguiu logo após, com Pérez em terceiro e Stroll em quarto.

No final, o 01min44s493 de Bottas não foi desafiado pelo restante da sessão, com o finlandês terminando o TL1 no topo. Hamilton e Verstappen completaram o Top 3, separados de Bottas por menos de um décimo. Fechando o Top 10, Pérez, Stroll, Albon, Ocon, Sainz, Ricciardo e Norris. Já as Ferraris foram apenas 14º e 15º em uma sessão onde apenas 17 pilotos completaram voltas rápidas.

A Fórmula 1 volta à pista nesta sexta com o segundo treino livre para o GP da Bélgica. A sessão está marcada para 10h, com transmissão pelo SporTV2.
Todas as notícias sobre o GP da Bélgica da F1 você acompanha no site do Motorsport.com e em nosso canal no YouTube. Não esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder nada! Fique por dentro de todas as novidades e análises e confira nossos programas em vídeo e podcast!

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese