Os pacientes são residentes de Teresina.
Por Phbwebcidade
Nesta terça-feira (13.abr.2021), a Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen), confirmaram que foram detectados no Piauí a variante P.1 da linhagem B.1.1.28 e a variante P.2, da linhagem B.1.1.33, novas cepas da COVID-19.
Os pacientes são residentes de Teresina nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim, onde os infectados relataram terem mantido contato com pessoas do Maranhão e Amazonas, onde há o registro das mesmas variantes. Um deles tem idade de 9 anos, sexo feminino o outro de 18 anos do sexo masculino e o terceiro residente em São Joaquim, de 56 anos e esteve no Maranhão.
Contudo, o (LACEN) do Piauí, laboratório de referência para o sequenciamento dos casos da doença; no sábado (06.mar.2021), já havia enviado 9 amostras da variante do coronavírus para o (LACEN) da Bahia para sequenciamento genético. E que só agora, nesta terça,13, chegou o resultado positivo.
O encaminhamento na época, tinha acontecido por meio de um projeto para a Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde que investigava a mutações e diferentes linhagens do (COVID-19) em circulação no Piauí.
A Coordenadora chama a atenção da população para a importância seguir os decretos e manter as normas de higiene, evitando aglomerações.