Antes, gigante, agora, nanico, sem líderes e sem nomes para formar chapa, agora o partido agoniza em carona na campanha de Silvio Mendes (União Brasil) e Joel Rodrigues (Progressistas)
Política Dinâmica
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Piauí desistiu de ter uma candidatura própria para o governo do Estado e para o Senado. Na manhã desta quinta-feira (28/07) foi anunciado que esta será mais uma sigla a apoiar a pré-candidatura a governador de Sílvio Mendes (União Brasil). O apoio petebista se estende ainda ao pré-candidato a senador da chapa Joel Rodrigues (PP). O partido é mais um que acredita que aliança com Sílvio poderá ressuscitar a sigla, que perdeu seus principais líderes políticos nos últimos anos. O PDT seguiu o mesmo caminho na semana passada.
Amigo do senador Marcelo Castro (MDB) e também do senador Ciro Nogueira (PP), o ex-pré-candidato Nel Lopes era o único nome que poderia fazer o PTB se destacar nas eleições de 2022, mas isso disputando o Senado. Infelizmente para a sigla, Nel “correu com a cela” e desistiu da campanha majoritária. “Hoje vamos declarar apoio integral à chapa de Sílvio para o Governo e Joel para o Senado. Foi tudo decidido em paz e tranquilidade, agora vamos ajudar as pessoas a enxergarem que esse é o melhor caminho para o Piauí. A retirada da minha candidatura foi difícil, mas decidi ouvir os amigos e retroagir para ser candidato à deputado Federal”, explicou Nel.
Na última pesquisa Amostragem (TSE-BR-05065/2022), divulgada no dia 20 de julho de 2022, Nel aparecia em último lugar e pontuava com 2,64% das intenções de votos válidos. Na divulgação da última pesquisa Credibilidade (TSE-PI-02383/2022), contratada pelo Progressistas, partido de Joel, seu nome nem foi listado entre os concorrentes.
O nome de Nel agora vai constar na lista de 11 nomes que o PTB lançará para deputado federal sem qualquer expectativa de que alguém seja eleito. “Estive em Brasília e conversei com a presidencial nacional que nos passou a necessidade de termos uma chapa aqui devido a cláusula de barreira. Por isso, nós apresentamos esses nomes, que são novos e fortes para buscarmos a renovação do partido aqui no Piauí”, explicou o presidente estadual do PTB Piauí, Venício do Ó, ex-prefeito da cidade de Pimenteiras (PI).
Bucha
O presidente do partido acredita que aliança com Sílvio — e uma possível vitória– fará o PTB ressurgir no cenário político local. Segundo Venício, o partido há pouco tempo era o maior do estado, mas perdeu vários líderes. O maior deles, o ex-senador João Vicente Claudino (Podemos), ajudou a sigla a conquistar diversas prefeituras e vagas na Alepi. Atualmente no Podemos, JVC é também um dos aliados à Sílvio Mendes.
Queremos ressurgir das cinzas. Já fomos o maior partido do Estado, nas eleições municipais de 2008 fizemos 72 prefeituras, tínhamos um senador, seis deputados estaduais na Alepi, federais. O PTB é uma marca forte no Piauí que precisa recomeçar. Fomos retirados da história da esquerda e agora estamos nesta eleição com nomes novos, mas com anseios de crescer e já nas próximas eleições de 2024, fazermos quatro vereadores só na capital, afirmou Venício.