Aposta é de que a candidata do PMDB já apareça melhor posicionada nas pesquisas divulgadas mais para o fim desta semana; estratégia agora é ‘viralizar’ clipes do debate do domingo
Por Estadão
Candidata favorita da parte dos empresários que rejeita a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro – líderes isolados nas pesquisas –, Simone Tebet (PMDB) parece ter enfim ganhado um empurrão em sua candidatura. Apesar de ainda ser um “dark horse” – ou seja, ter poucas chances de chegar ao segundo turno –, o desempenho de Tebet no debate animou a parcela do setor produtivo que vinha trabalhando por sua candidatura. A aposta é que, enfim, o gráfico da peemedebista se mova para cima nas pesquisas eleitorais que serão divulgadas mais para o fim desta semana.
O debate animou a candidatura, e a “prova dos nove” do desempenho da candidata, que aparece em pesquisas de opinião de forma unânime como a melhor durante o domingo, devem ser os levantamentos eleitorais divulgados a partir da próxima quinta-feira, dia 1º de setembro. Por ora, a avaliação é de que as pesquisas mostrem mais os efeitos das entrevistas dos candidatos no Jornal Nacional – no qual a candidata se saiu bem, mas foi ofuscada pelo desempenho do ex-presidente Lula – e do início da campanha eleitoral no rádio e na televisão.
Ainda assim, de acordo com três fontes ligadas ao meio empresarial que apoiam Simone Tebet, ainda não é hora de comemorar. Pelo contrário: a ideia da campanha, agora, é aproveitar o crescimento da candidata nas redes sociais desde domingo para “viralizar” trechos dos embates que ela teve com os candidatos líderes, posicionando-a como uma opção a ambos. Mesmo entre os entusiastas da peemedebistas, há cautela: “Ela precisa ganhar visibilidade, pois ainda não é conhecida por parte relevante da população”, disse um dos empresários consultados pelo Estadão.
A expectativa é, se a candidata ganhar tração nas pesquisas, a curiosidade sobre ela vai naturalmente aumentar. E aí vem um efeito “bola de neve” em que a migração de parte do eleitorado para a candidatura traga naturalmente mais votos. “Ela é a melhor alternativa para o Brasil”, disse uma das fontes consultadas, enquanto outra emendou: “Ela está no jogo.”
Força no setor produtivo
Em entrevistas ao Estadão recentemente, vários empresários declararam apoio a Simone Tebet, entre eles Fábio Barbosa (presidente do Grupo Natura & Co.) e Horácio Lafer Piva (sócio e conselheiro de outra gigante de papel e celulose, a Klabin, e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp). Há vários outros empresários, porém, que também trabalham pela candidata, ainda sem apoio público declarado.
Piva declarou sobre a candidata, no início deste mês: “Há várias dezenas de razões pelas quais eu luto pela Simone (Tebet). Mas eu centralizo na pacificação, já que eu acho que (na eleição de) qualquer um dos outros dois candidatos, vamos manter a polarização agressiva. A Simone tem capacidade convocatória de trazer o que há de melhor no País. Basta as pessoas se disporem a escutá-la para ver que ela tem motivos corretos.”
Sobre Tebet, Fábio Barbosa disse, também no início do mês: “Faço parte de um grupo de pessoas que apoiam a candidatura da Simone Tebet, não como uma ideia de terceira via, mas como um nome que tem uma visão sobre o desenvolvimento econômico., não como uma ideia de terceira via, mas como um nome que tem uma visão sobre o desenvolvimento econômico.”