O Levantamento do Metrópoles foi com base nas pesquisas eleitorais mais recentes mostra em quais estados do Brasil podem ter eleição resolvida em 2 de outubro
Por PHBWebCidade
Editores: Marcos da Cunha, Marina Costa e Victor Fuzeira
Levantamento do Metrópoles com base nas pesquisas eleitorais mais recentes para os governos estaduais no Brasil mostra que 12 candidatos podem vencer a disputa já em 2 de outubro, e que um deles pode ser Sílvio Mendes (União Brasil), do Piauí
Para ser eleito no 1º turno, o candidato, Sílvio Mendes e demais pré-candidatos a governadores citados abaixo, precisam receber 50% e mais 1 dos votos válidos. Ou seja, o vencedor precisa ter mais votos do que todos os adversários somados. O cálculo não considera os votos em branco ou nulos.
Mesmo se Sílvio Mendes, do Piauí , estiver na frente e os outros pré -candidatos, também estiver assim da mesma forma. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem até o dia 12 de setembro para julgar as candidaturas.
Portanto, se algum deles tiver alguma pendência com a justiça eleitoral, pode ter o pedido de registro indeferido. Com isso, o cenário eleitoral será totalmente modificado.
A seguir, os estados nos quais há postulantes a governador com intenção de voto para vencer a disputa já no 1° turno:
- Bahia: ACM Neto (União Brasil)
- Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB)
- Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
- Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil)
- Mato Grosso: Mauro Mendes (União Brasil)
- Minas Gerais: Romeu Zema (Novo)
- Pará: Helder Barbalho (MDB)
- Paraná: Ratinho Jr. (PSD)
- Piaui: Silvio Mendes (União Brasil)
- Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
- Roraima: Teresa Surita (MDB)
- Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos)
Fonte: Metrópoles