Trio com brasileiro, argentino e Mbappé é eficaz fora de casa e garante vitória do líder do campeonato, que agora tem dois pontos de vantagem sobre o segundo
Por Estadão
Com passe de Neymar e gol de Messi, o PSG fez o gol que garantiu a vitória no clássico contra o Lyon pelo Campeonato Francês logo aos cinco minutos de jogo. Com o placar de 1 a 0, o time de Paris superou o rival dentro do Parque Olímpico de Lyon, em confronto válido pela oitava rodada do torneio.
CLIQUE AQUI e assista o clipe de Neymar
Com o triunfo, a equipe comandada por Christophe Galtier manteve a liderança na tabela de classificação, agora com 22 pontos, dois a mais que o vice-líder, Olympique de Marselha, que tem 20. Por sua vez, o Lyon caiu para a sexta posição, com 13 tentos somados.
O trio Messi, Mbappé e Neymar teve uma atuação discreta. Muito por causa da grande atuação do goleiro Anthony Lopes e do zagueiro brasileiro Thiago Mendes. Que conseguiram tirar um pouco do ímpeto dos três craques.
Buscando manter a liderança, o PSG começou a todo vapor. Comandado pela “trinca”, acelerou a partida. O Lyon girava a bola pelo campo para diminuir o ritmo e manter a posse, mas nos pés dos principais jogadores, não tinha jeito. O time de Paris abriu o placar com quatro minutos de jogo. Messi rolou para Neymar, que avançou sob a marcação e serviu novamente o argentino, que finalizou com categoria para abrir o placar.
Logo depois, Messi e Neymar tabelaram de novo, mas desta vez o camisa 30 não conseguiu arrebatar. No rebote, Fabián Ruiz teve o chute travado. O lance pareceu um replay do gol. O Lyon só foi acordar aos 20 minutos, quando Lacazette cabeceou à esquerda da meta. O atacante tentaria novamente mais tarde, mas parou na boa defesa de Donnarumma.
O PSG voltaria a assustar em contra ataques, primeiro com Mbappé, que fintou a zaga e mandou para a pequena área. Ao tentar cortar, quase Anthony Lopes marcou contra. Já no final do tempo inicial, Neymar arriscou de fora da área e o goleiro do Lyon mergulhou para espalmar.
E como no início do jogo, o PSG começou a segunda etapa acelerado. Com pouco mais de um minuto, Nuno Mendes cruzou, a bola passou por toda a área e caiu nos pés de Messi. Com uma finta, o craque argentino deixou o goleiro e mais dois defensores no chão e emendou com uma cavadinha. Por sorte do Lyon, Lukeba apareceu para tirar a bola em cima da linha.
O PSG ditava o ritmo da partida, ora construindo jogadas, ora em contragolpes rápidos. Fazendo a função de zagueiro, Thiago Mendes conseguiu, por certas vezes, anular alguns contra ataques. No entanto, quando deixava passar, o trio se aproveitava. Mbappé fez grande jogada, rolou para Nuno Mendes que serviu Neymar, que sozinho finalizou fraco, para defesa de Anthony Lopes.
Depois dos 30 minutos, o jogo ganhou velocidade e Lyon quase conseguiu igualar. Dembélé tentou de cabeça, mas o zagueiro Marquinhos se jogou na bola e conseguiu evitar o gol. No contra-ataque, Neymar recebeu na esquerda e tocou para Messi, na entrada área, bater colocado, para grande defesa do arqueiro adversário. Depois foi a vez de Thiago Mendes fazer um bloqueio providencial em chute de Neymar, que tinha endereço.
O atacante da seleção brasileira acabou sendo substituído no final do segundo tempo e teve uma atuação discreta no ataque, não tendo muita sorte no um contra um e apoiando mais a defesa. Mesmo assim, contribuiu para o gol de Messi, assinalando sua sétima assistência na temporada.
Já nos acréscimos, o argentino quase marcou seu segundo gol cobrando falta com categoria. O goleiro franco-português do Lyon foi buscar no ângulo. No rebote, Sérgio Ramos até balançou as redes, mas estava em posição de impedimento. No último ataque da partida. Mbappé recebeu na ponta esquerda e foi novamente bloqueado por Thiago Mendes, que apesar da derrota, foi um dos melhores em campo pelo lado do Lyon.