Conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), os trabalhadores atuavam na extração de pedras e dentre os resgatados haviam dois adolescentes.
Viagora
Em operação realizada nas últimas semanas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel, 57 trabalhadores em situação análoga a escravidão forma resgatados em pedreiras nos municípios de Canto do Buriti, Amarante e Nazaré do Piauí. Entre os resgatados, havia dois adolescentes.
Conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), faz parte do grupo móvel representante do MPT-PI, auditores fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O Procurador do Trabalho José Wellington Soares, esteve presente nas ações acompanhando o resgate e afirmou que foram identificadas diversas irregularidades, como a falta de registro e anotação de carteira de trabalho.
Ainda segundo o procurador José Wellington, os trabalhadores faziam a extração de pedra sem utilizar equipamentos de proteção individual e estavam em locais sem água potável, instalações sanitários e alojamentos.