Bruno Fernandes decide, Portugal derrota Uruguai e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo

Pela segunda rodada do Grupo H, a seleção lusa venceu o Uruguai por 2 a 0 no estádio Lusail. Bruno Fernandes, duas vezes no segundo tempo, fez os gols da partida.

Bruno e CR7 celebram o gol de Portugal. Foto: ODD ANDERSEN / AFP

LANCE!

Com o resultado, Portugal chegou a seis pontos e carimbou vaga antecipada na próxima fase da competição, mas ainda não tem o primeiro lugar assegurado. Com um ponto, assim como a Coreia do Sul a Celeste se complicou. Ocupa a lanterna da chave, ainda sem fazer gol, e precisa vencer na última rodada para se classificar.

Na sexta-feira (2), às 12h (de Brasília), os comandados de Fernando Santos enfrentam a Coreis e só precisam do empate para avançarem na primeira colocação. No mesmo horário, a equipe de Diego Alonso faz duelo direto contra os ganeses pela vaga.

PRIMEIRO TEMPO PEGADO

Com cinco defensores, o Uruguai começou a partida com linhas compactas na defesa e impondo força na marcação. Assim, o árbitro distribuiu dois cartões para os sul-americanos e um para os europeus. Portugal controlava a posse de bola no meio-campo, sem conseguir penetrar na defesa adversária.

Após a metade da etapa inicial, a Celeste se soltou e quase abriu o placar. Bentancur recebeu livre no meio-campo, avançou com a bola e driblou William Carvalho e Rúben Dias na entrada da área. Cara a cara, tocou por baixo de Diogo Costa, mas o goleiro português saiu bem e fez ótima defesa.

GOL DE PORTUGAL (MAS DE QUEM?)

Após o intervalo, os técnicos Fernando Santos e Diego Alonso optaram por não promover mudanças em suas equipes. O que se alterou foi o placar. Aos nove minutos do segundo tempo, Portugal abriu o placar. Bruno Fernandes cruzou pelo lado esquerdo, Cristiano Ronaldo tentou resvalar de cabeça, e a bola entrou sem alteração da trajetória. A Fifa deu o gol para o camisa 8 português.

PRESSÃO DA CELESTE, MAS BRUNO MATA O JOGO

O gol de Bruno Fernandes e as mudanças nos dois times deixaram a partida mais dinâmica e aberta. A Celeste se lançou ao ataque, e Maxi Gómez carimbou a trave de Diogo Costa. Nos minutos finais, Suárez e Arrascaeta tiveram chances de empatar, mas não foram felizes nas finalizações.

Nos acréscimos da partida, a bola bateu no braço de Giménez em jogada individual de Bruno Fernandes. Após consultar o VAR, o árbitro assinalou pênalti, e o camisa 8 fez o seu segundo gol na partida. No último minuto, ainda carimbou a trave de Rochet.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 2 X 0 URUGUAI – COPA DO MUNDO – SEGUNDA RODADA – GRUPO H

Local: Estádio Lusail, no Qatar
Data e horário: 28/11/2022 (segunda-feira), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Auxiliares: Mohammadreza Mansouri (Irã) e Mohammadreza Abolfazli (Irã)
Quarto árbitra: Abdulrahman Al Jassim (Qatar)
VAR: Abdulla Al-Marri (Qatar)
Público: 88.668
Cartões amarelos: Rúben Neves, João Félix e Rúben Dias (POR) / Bentancur e Mathias Olivera (URU)
Cartões vermelhos: –
Gols: Bruno Fernandes (8’/2ºT) (1-0) e Bruno Fernandes (48’/2ºT) (2-0)

PORTUGAL
Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Nuno Mendes (Raphael Guerreiro, 41’/1ºT); William Carvalho (João Palhinha, 38’/2ºT), Rúben Neves (Rafael Leão, 24’/2ºT) e Bernardo Silva; Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos, 38’/2ºT) e João Félix (Matheus Nunes, 38’/2ºT). Técnico: Fernando Santos

URUGUAI
Rochet, Giménez, Godín (Pellestri, 12’/2ºT) e Coates, Varela, Mathias Olivera (Viña, 40’/2ºT), Bentancur, Valverde e Vecino (Arrascaeta, 12/2ºT), Darwin Núñez (Maxi Gómez, 28’/2ºT) e Cavani (Suárez, 28’/2ºT). Técnico: Diego Alonso.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese