Nos últimos 15 dias, todos os jogadores da seleção brasileira aumentaram seus números, mas longo do sucesso dos destaques de Tite
Estadão
As redes sociais possuem um poder incrível de aproximar o torcedor dos seus fãs. Grandes eventos e competições podem potencializar esse processo, como acontece na Copa do Mundo do Catar. Nos últimos 15 dias, todos os jogadores convocados por Tite aumentaram o número de seguidores em suas redes, mas um trio em particular tem feito mais sucesso.
Levando em consideração sua principal rede, o Instagram, Neymar, por exemplo, tinha 183 milhões de seguidores no início da Copa do Catar; hoje, ele está com 189 milhões. Já Richarlison tinha 11,5 milhões e já alcançou 15,3 milhões. O terceiro que mais cresceu foi Vinicius Junior, que no começo da competição era seguido por 23,7 milhões e agora possui 26,1 milhões.
“Geralmente os atacantes estão entre os mais requisitados nas redes sociais. O Richarlison fez uma estreia brilhante e junto dela foi viralizada uma entrevista, não tão recente, quando ele mencionava que ajudava algumas instituições de caridade no Brasil. Em 24 horas, ele ganhou mais de 4 milhões de seguidores”, afirmou Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports.
“O Neymar é uma celebridade global, é natural, portanto, que continue conquistando muitos seguidores. Já o Vini Jr é o protagonista do mercado publicitário, e isso ele conquistou jogando um futebol de altíssimo nível e tendo uma atuação fora do campo louvável, por meio da sua instituição. Em suma, possui uma imagem irretocável”, completou.
Já Renê Salviano, CEO da Heatmap, destaca sobre a visibilidade da Copa em todo o mundo. “Comprovamos isso quando analisamos o crescimento das redes dos atletas que se destacam nesta edição. Esses indicadores, que em anos anteriores passavam despercebido, nesta Copa este ativo se tornou um diferencial que, a cada gol ou lance diferenciado, percebemos automaticamente um crescimento nas redes dos atletas. O exercício agora é, ao sair da pressão deste evento, comunicar com seu público anterior e uma mensagem especial aos seus novos seguidores que com certeza estarão espalhados em países de todo o mundo”, analisa.
Pedro Melo, Chief Commercial Officer (CCO) do Atlético-MG, destaca o fato de as redes serem capitalizadoras de novas parcerias. “A Copa é um momento nobre, mas sabemos que uma ação ou ativação bem feita podem ter o mesmo efeito de crescimento nas redes, por isso a importância desses profissionais se manterem conectados com seus fãs de uma maneira profissional, pois isso também pode gerar novas receitas com patrocinadores ou parcerias sociais que gerem uma aproximação bastante positiva com o público em geral.”
Márcio Persivo, gerente de marketing do Fortaleza, destaca que esses números reforçam o poder da competição junto aos meios de comunicação. “Esses números reforçam a grandeza da Copa do Mundo e o quanto a TV aberta continua muito forte como meio de comunicação, apesar da crescente sem fim da internet. O que acontece no ‘mundo real” costuma reverberar com mais força no “mundo virtual” do que o inverso. É o mesmo fenômeno do BBB, por exemplo”, analisa.
ANTES DA COPA
Neymar: 184 milhões de seguidores no Instagram
Vini Jr.: 24,9 milhões de seguidores no Instagram
Thiago Silva: 20,3 milhões de seguidores no Instagram
Casemiro: 18,1 milhões de seguidores no Instagram
Richarlison: 11,2 milhões de seguidores no Instagram
ATUALMENTE
Neymar: 189 milhões de seguidores no Instagram
Vini Jr.: 26,1 milhões de seguidores no Instagram
Thiago Silva: 20,6 milhões de seguidores no Instagram
Casemiro: 18,6 milhões de seguidores no Instagram
Richarlison: 15,3 milhões de seguidores no Instagram