A matéria teve apenas um voto contrário do deputado Gustavo Neiva (Progressistas), que já havia encaminhado voto contrário na CCJ
Portal o Dia
A reforma administrativa proposta pela equipe de transição do governador eleito Rafael Fonteles (PT) e encaminhada pela governadora Regina Sousa (PT) para apreciação da Alepi foi aprovada em dois turnos pelos deputados no plenário do Legislativo na última quarta-feira (08/12).
O texto realizou mudanças de status e de denominação de órgãos que compõem a administração estadual, extinguiu pastas e criou secretarias. Com a reforma, foram extintos 36 cargos, enquanto, por outro lado, foram criadas 12 funções que vão de secretário a diretor.
O governador eleito Rafael Fonteles já havia anunciado as mudanças com a justificativa de que as alterações visam dar maior eficiência à gestão, em linha com as metas do Programa de Governo, proporcionando ainda a redução de cargos e do custeio da máquina pública estadual.
Dentre as secretarias criadas está a Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária (SADA), que reunirá o Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural do Piauí (Emater) e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI). A pasta será comandada pelo deputado federal Fábio Abreu.
A matéria teve apenas um voto contrário do deputado Gustavo Neiva (Progressistas), que já havia encaminhado voto contrário durante a discussão do Projeto de Lei na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).