Hospital do Dirceu II: idosa que estava internada morre um dia após incêndio; família relata inalação de fumaça

Segundo a família de Rosa Maria de Sousa, ela foi encaminhada do Hospital do Dirceu II ao Hospital Universitário já em situação crítica

Hospital do Dirceu II ficou com instalações destruídas após incêndio (Foto: Reprodução)

OitoMeia

Na manhã desta segunda-feira (20.mar.2023), uma das pacientes que estavam internadas no Hospital do Dirceu II durante incêndio ocorrido neste domingo (19/03), foi a óbito no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. A família afirma que a morte tem relação com uma grande quantidade de fumaça inalada pela vítima durante o ocorrido.

A mulher é uma idosa de 80 anos identificada como Rosa Maria de Sousa. Segundo a sua família, ela foi encaminhada ao Hospital Universitário já em situação crítica. A informação foi confirmada pela neta da vítima, Maria Paula em contato com o OitoMeia.

Rosa Maria, que é mais conhecida como Aparecida, deu entrada no hospital com uma infecção pulmonar e estava em situação crítica de saúde. Segundo Maria Paula, neta da vítima, o incêndio agravou o estado de saúde da avó.

Ela já estava em situação crítica e a fumaça do incêndio piorou o estado da infecção do pulmão dela. Ela foi encaminhada ainda ontem pra pro HU, depois de ficar mais de duas horas esperando atendimento médico, do lado de fora do hospital,  informou.

Incêndio no hospital (Foto: Reprodução)

Além de não receber atendimento médico necessário referente ao seu caso respiratório, segundo a neta, a vítima só recebeu atendimento médico especializado ao ser transferida para o Hospital Universitário.

Ela estava numa enfermaria tratando apenas com antibióticos, as doenças sérias e os órgãos vitais dela já estavam comprometidos. Ela só veio ter uma assistência maior dos médicos ontem de tarde, no hospital (do  Dirceu) eles sequer fizeram um exame neurológico nela, informou.

A senhora de 80 anos chegou a ter uma piora em seu quadro clinico ainda durante a noite de domingo e faleceu na manhã desta segunda-feira (20/03), após ser entubada e sofrer duas paradas cardíacas.

Nos sentimos desolados e indignados com essa situação, finaliza Maria Paula.

CONFIRA A NOTA DA FMS

A FMS esclarece que todo o procedimento de evacuação do hospital e transferência foi feito por equipes de saúde, médicos e transporte técnicos adequados, além do suporte do corpo de bombeiros, de maneira mais ágil possível. A FMS se solidariza com a família neste momento de dor.

CONFIRA A NOTA DO HU

Nota de pesar (Foto: Reprodução)

Na manhã de domingo (19/03), ocorreu um incêndio no Hospital do Dirceu II, zona Sudeste de Teresina, nas dependências internas da unidade hospitalar. A Prefeitura de Teresina emitiu nota informado que ninguém ficou ferido.

Conforme as informações, a ação ocorreu após um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado no repouso dos médicos. Em razão disso, vídeos que circulam as redes sociais registraram o alarde provocado onde várias pessoas correm para fora do hospital tentando evitar o pior.

A fumaça tomou conta de todas as dependências do Hospital do Dirceu Arcoverde II e os profissionais de saúde correram para retirar os pacientes das enfermarias e leitos. Os pacientes correram para fora do hospital e o Corpo dos Bombeiros demorou chegar para controlar o incêndio.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese