Antigamente eram 18, agora é 19. Se candidataram 24, e 5 não foram eleitos
Parnaíba, agora vai contar com 19 parlamentares na Câmara Municipal, isso porque foi acrescido mais uma cadeira de acesso a um representante eleito.
Do total de candidatos que foram 25, apenas 19 conseguiram ser eleitos, e destes, apenas 1 conseguiu ocupar a vaga acrescentada e 5 não conseguiram se reeleger.
Dos vereadores eleitos, foram; Daniel Jackson (Republicanos), Geraldinho (União), Batista do Catanduvas (PP), Zé Filho Caxingó (MDB), Neta da Kolping (Rede), Renatinho (Republicanos), Samarone (MDB), David Soares (PV), Joãozinho do Trânsito (MDB), Neta Castelo Branco (PP), Fátima Carmino (PT), Edcarlos Gouveia (PP), Taylon Andrades (Republicanos), Francisco Bigode (PL), Ronaldo Prado (Rede), Ruan Benício (União), Maksuel Brandão (Podemos), Brunão (PL) e Beto (PSD).
Dos que não conseguiram se reeleger e ser eleitos, foram; André Neves, Assis Car, Irmão Marquinhos, Carlson Pessoa e Ricardo Veras.
Essa nova vaga, de acordo com o IBGE, se deveu-se ao grande crescimento populacional em Parnaíba, e em especial a transferência de títulos eleitorais, comprovando que o eleitor contribui com o seu município.
Em 2022 o Censo Demográfica do IBGE apontou que em Parnaíba, litoral do Piauí, só neste ano a população era de 162.159 habitantes, tendo um aumento de 11,29% em relação ao ano anterior de 2022. Isso depois que foi publicado o Censo do ano de 2010.
Com isso Parnaíba, se tornou a segunda maior cidade mais populosa do Piauí, ficando atrás apenas da capital Teresina. Já no âmbito nacional ela ocupa a 184° posição, demonstrando a sua relevância no país.
Por ser conhecida também como a “Capital do Delta”, possuia uma densidade demográfica de de 371,15 habitantes por quilômetros quadrados, sendo agora com uma densidade maior, com 412,15 habitantes por quilômetros quadrados.
Edição: Marcos Ranyere Portela da Cunha |PHBWebCidade