A inicicativa abrange avaliação dos processos de trabalho e aprimoramento do cuidado voltado à população privada de liberdade, alinhando as diretrizes
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus) e o Grupo Condutor da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Privada de Liberdade (Pnaisp), realizou nesta quarta-feira (23.out.2024), uma visita técnica à Penitenciária de Campo Maior.
O principal objetivo da visita foi oferecer suporte técnico aos trabalhadores e gestores da saúde no sistema prisional, além de avaliar e monitorar as atividades desenvolvidas pelas equipes da Pnaisp que atuam nas unidades prisionais. A ação visa fortalecer os processos de trabalho e aprimorar o cuidado voltado à população privada de liberdade, alinhando as diretrizes da atenção primária à saúde no contexto prisional
A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Virginia Pinheiro, destacou a importância do apoio técnico para garantir a qualidade das ações da Pnaisp no Piauí. “O Governo do Estado e os municípios têm avançado no fortalecimento da Estratégia Saúde da Família no sistema penitenciário, e essas parcerias representam um grande salto na melhoria do atendimento à saúde das pessoas em privação de liberdade”, afirmou.
O Grupo Condutor da Pnaisp tem um papel central na execução da política no estado, atuando na mobilização dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos sistemas prisionais, além de acompanhar o andamento das ações em todas as etapas de implementação. A avaliação contínua dos processos é fundamental para garantir a efetividade da política e a qualidade dos serviços prestados.
Com a visita, a Sesapi reafirma seu compromisso em fortalecer a atenção primária à saúde, atuando em parceria com diversas instituições pelo aprimoramento dos cuidados à saúde da população privada de liberdade e pelo fortalecimento do SUS no estado do Piauí.
Fonte: Secom PI