As iniciativas do setor promovem a geração de empregos e o crescimento econômico do Piauí.
Equipe da Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Mineração e Energias Renováveis (Sumer), realizou, nessa sexta-feira (25), visitas técnicas aos municípios de Piripiri e Pedro II, fortalecendo parcerias para apoiar o setor mineral do estado.
Também acompanharam as visitas equipes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), instituições que desempenham um papel importante no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação na área mineral.
Em Piripiri, a equipe visitou a mineradora Lion Mining, que atua na extração e processamento de minério de ferro. A atividade gera mais de 150 empregos, beneficiando comunidades rurais da região e impulsionando o desenvolvimento econômico local.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou o compromisso do Governo do Estado com o estímulo ao setor mineral. “O minério de ferro é a base para produtos essenciais do nosso cotidiano, da agricultura a bens de maior valor agregado. O governo Rafael Fonteles está à disposição para apoiar iniciativas como essa, que promovem emprego e crescimento econômico para o Piauí”, disse o gestor.
Já em Pedro II, a equipe visitou as instalações do Centro de Tecnologia e Artefatos Minerais (Cetam), instituição voltada para a produção de opalas, mineral de grande importância econômica e cultural para o estado.
Após um período de inatividade, o Cetam foi reativado e atualmente apoia a inovação e a qualidade da produção de opalas, integrando o Projeto de Arranjo Produtivo Local (APL), que qualifica profissionais desde o garimpo até a lapidação.
Já em Pedro II, a equipe esteve visitando as instalações do Centro de Tecnologia e Artefatos Minerais (CETAM), instituição voltada para a produção de opalas, mineral de grande importância econômica e cultural para o estado.
Após um período de inatividade, o CETAM foi reativado e atualmente apoia a inovação e a qualidade da produção de opalas, integrando o projeto de Arranjo Produtivo Local (APL), que qualifica profissionais desde o garimpo até a lapidação.
Fonte: Secom PI