Diretor de escola é afastado após comentário racista em José de Freitas

“Obrigado pelo feriado, uns anos atrás eu até compraria vocês”, essa frase não só desrespeita a memória de Zumbi dos Palmares, mas também fere os princípios de igualdade e inclusão.

Aldreciano Vieira, diretor da E. M. Filomena Alves

No Dia Nacional da Consciência Negra, um incidente gravíssimo envolvendo um diretor de escola, na cidade de José de freitas, gerou indignação e repercussão nas redes sociais.

Uma declaração feita por Aldreciano Vieira, diretor da E. M. Filomena Alves, que, em um comentário nas redes sociais, se referiu de maneira ofensiva e racista à data comemorativa. “Obrigado pelo feriado, uns anos atrás eu até compraria vocês”, essa frase não só desrespeita a memória de Zumbi dos Palmares, mas também fere os princípios de igualdade e inclusão.

A Secretaria de Educação de José de freitas, em nota oficial, qualificou a postura do diretor como “inaceitável” e incompatível com os valores defendidos pela instituição. A Secretaria destacou que a educação deve ser um espaço de valorização da diversidade e combate a qualquer forma de discriminação, frisando que o racismo é um crime, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei 7.716/1989.

Em resposta ao ato, a Prefeitura de José de freitas determinou a abertura imediata de um processo administrativo para apurar os fatos e, enquanto a investigação não for concluída, o diretor será afastado de suas funções. A Secretaria de Educação deixou claro que pessoas com esse tipo de postura não podem ocupar cargos de liderança em unidades educacionais, uma vez que o papel de um educador é promover respeito, igualdade e inclusão.

Este episódio ressalta a importância de se lutar contra o racismo em todas as suas formas, especialmente no contexto educacional, onde é fundamental que as futuras gerações sejam ensinadas a respeitar as diferenças e a promover a convivência pacífica e respeitosa entre todas as pessoas.

Confira a nota de repúdio da prefeitura de José de Freitas

A Secretaria de Educação manifesta total repúdio à declaração publicada por um diretor de escola em suas redes sociais, na qual expressou conteúdo ofensivo e racista ao se referir ao Dia Nacional da Consciência Negra. Tal postura é inaceitável, incompatível com os valores que defendemos e totalmente contrária aos princípios de respeito, igualdade e inclusão que devem nortear a educação.

Reforçamos que o papel de um educador é promover a valorização da diversidade, o combate a qualquer forma de discriminação e o respeito às diferenças. A prática do racismo, em qualquer forma, é um ato grave que fere a dignidade humana e, portanto, não será tolerada.

Informamos que foi determinada a abertura imediata de um processo administrativo para apurar a conduta do referido diretor. Além disso, ele será afastado de suas funções enquanto os fatos são investigados. Acreditamos que uma pessoa com tal postura não reúne as condições necessárias para exercer a função de liderança em uma unidade educacional.

A Secretaria reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade justa, inclusiva e respeitosa, onde o espaço escolar seja um ambiente de acolhimento e respeito às diferenças. Seguiremos firmes no propósito de combater qualquer prática discriminatória, garantindo que a educação seja uma ferramenta de transformação social.

Fonte: JTNews

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese