José Reis Neto representará o Piauí na etapa nacional, que escolherá a melhor redação do Brasil nesta edição.
O estudante José Reis Neto, da 3ª série do Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cleonice de Castro Teles, em Luzilândia, está entre os 27 finalistas do 49º Concurso de Redação promovido pelo Instituto Chamex em parceria com o Redação Online. Ele representará o Piauí na etapa nacional, que escolherá a melhor redação do Brasil nesta edição.
O concurso é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e municipais de todo o país. A iniciativa tem como objetivo incentivar a escrita e, neste ano, abordou o tema: “Os desafios diante das mudanças climáticas: a relação entre migração forçada e as violações de direitos humanos”.
Sob a orientação dos professores Fábio Sales e Larisse Costa, José destacou o papel fundamental dos docentes em sua conquista. “O apoio dos professores foi essencial para que eu conseguisse colocar meu coração na redação. Participar abriu portas para o reconhecimento e mostrou como o poder das palavras pode transformar vidas”, afirmou.
O estudante utilizou dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da Anistia Internacional para fundamentar seus argumentos. “Tratei da degradação ambiental, como poluição e práticas agrícolas insustentáveis, que levam à migração forçada de pessoas em busca de dignidade. A argumentação embasada é fundamental para um texto dissertativo”, explicou.
Para estimular a escrita e a leitura, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou em 2024 os projetos Laboratório de Redação e Clube de Leitura. “O Laboratório de Redação oferece aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades argumentativas e técnicas de escrita. Já o Clube de Leitura incentiva o hábito da leitura, a análise crítica de textos literários e amplia o repertório dos estudantes”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Com iniciativas como essas, a Seduc busca fomentar o protagonismo dos estudantes piauienses em competições nacionais e elevar a qualidade do ensino público no estado.
Fonte: Secom PI