Relatórios sugerem que o monarca pode ter optado por alguns detalhes menos tradicionais para refletir seu novo reinado
O GLOBO
A coroação do rei Charles III acontece no dia 6 de maio, e apesar de muitos detalhes já terem sido divulgados, o figurino das mulheres da realeza ainda não foi decidido.
De acordo com a revista Hello!, relatórios sugerem que o monarca pode ter optado por alguns detalhes menos tradicionais para refletir seu novo reinado – com uma lista de convidados reduzida e uma cerimônia mais curta.
Nesse sentido, acredita-se que veremos convidados, incluindo membros da realeza como Kate e Sophie, em trajes muito menos formais do que os vistos antes em coroações anteriores – que ao longo da história aconteceram com as pessoas usando roupas tradicionais.
Na coroação da falecida rainha Elizabeth II em 1953, as damas de honra usaram elaborados vestidos brancos, feitos pelo costureiro Norman Hartnell. Membros femininos próximos da família (incluindo a princesa Margaret e a rainha-mãe) também usavam vestidos brancos combinados com os tradicionais mantos de coroação e chapéus brilhantes.
O especialista em moda real Michael Talboys , que foi designer assistente de Norman Hartnell no início dos anos 1960, contou à publicação inglesa que ele espera que as mulheres reais sigam a tradição e usem suas vestes cerimoniais históricas.
“Todas as damas da realeza estarão em trajes reais. Se forem duquesas, estarão em trajes de duquesa”, diz ele. “Na coroação da rainha Elizabeth II, todas estavam em traje completo – a rainha-mãe usava uma coroa e mantos completos, a princesa Margaret usava sua posição de princesa real com uma coroa. A duquesa de Gloucester, a duquesa de Kent, a princesa Alexandra de Kent… todas usavam vestidos de cetim creme com muitos bordados, de Norman Hartnell”, relembrou ele.
No entanto, outros especialistas acreditam que os sinais apontam para um código de vestimenta menos formal para a coroação do rei Charles III – especialmente porque agora foi revelado que haverá uma recepção real na sexta-feira, 5 de maio, na qual poderemos ver as mulheres com tiaras brilhantes.
Ainda de acordo com a especialista Danielle Stacey, na coroação da falecida rainha Elizabeth II, “as damas reais usaram seus melhores vestidos e joias, mas para a cerimônia do rei Charles, acho que veremos vestidos e ternos sob medida para refletir o estilo moderno monarquia”.
“Enquanto as tiaras costumavam ser usadas para estreias de filmes e galas, normalmente vemos apenas a rainha consorte e a princesa de Gales usando essas peças de cabeça espetaculares para eventos noturnos, como banquetes de estado ou a recepção diplomática anual no Palácio de Buckingham”, completou Danielle.