Liga dos Campeões, Puskas Arena – RB Leipzig 0 Liverpool 2 (Salah 53 ’, Mane 58’)
Por Eurosport
Mohamed Salah e Sadio Mane marcaram no momento em que o Liverpool voltou à forma com uma vitória por 2 a 0 sobre o RB Leipzig, na primeira mão das oitavas de final da Liga dos Campeões.
Os campeões da Premier League têm sido uma sombra de si mesmos nas últimas semanas, levando Klopp a admitir que a defesa do título da liga acabou após a terceira derrota consecutiva em Leicester no fim de semana.
No entanto, os Merseysiders pareciam afiados e famintos desde o primeiro apito em Budapeste e passaram perto de Salah, Mane e Andy Robertson no que foi uma exibição dominante no primeiro tempo.
O Leipzig em boa forma, que teve de sediar a competição na Hungria devido às restrições de viagem do COVID-19, ficou em desvantagem por longos períodos, mas viu um cabeceamento de Dani Olmo sair da trave.
O Liverpool continuou a pressionar e a causar problemas no segundo período e acabou sendo recompensado aos 53 minutos. Salah aproveitou um erro de Marcel Sabitzer para executar e marcar seu 24º gol na temporada. Foi o sétimo gol do egípcio em sete jogos e o transformou no 13º maior artilheiro do clube na história, com 118 no total.
Os visitantes aumentaram a vantagem apenas cinco minutos depois. Desta vez, Mane aproveitou o erro de julgamento de Nordi Mukiele para limpar e marcar seu 11º gol na temporada e o 20º em todas as competições europeias pelo clube.
O Leipzig pressionou para tentar reduzir os atrasos nas últimas fases, mas não conseguiu encontrar uma saída para uma defesa visitante determinada.
O Liverpool vai agora olhar para a pequena questão do derby de Merseyside de sábado em casa contra o Everton com um humor mais confiante. A segunda mão com o Leipzig terá lugar em casa no dia 10 de março, com os homens de Klopp agora como favoritos à classificação.
PONTO DE FALA
Liverpool e Klopp precisavam disso. Isso era muito mais parecido com o de Liverpool. Havia uma urgência real e um desejo de ganhar a bola no território de Leipzig, o que acabou levando aos dois gols. Os ataques foram mais rápidos e, embora o Leipzig tenha desperdiçado algumas grandes oportunidades, a defesa remendada comandada por Jordan Henderson e o novo recruta Ozan Kabak parecia bem organizado quando estava sob pressão tardia.
O título da Premier League parece ter desaparecido há muito tempo, mas os homens de Klopp ainda precisam lutar pelos quatro primeiros e este tipo de vitória vai dar a eles um impulso significativo também nessa frente. Em termos de troféus, é a Liga dos Campeões ou o fracasso e isso ainda parece um tiro no escuro. Mas se eles continuarem a produzir exibições como essa, eles ainda podem ser cavalos negros. Há uma sensação de improvisação para a equipe no momento, mas se os Reds puderem continuar na caça, quem sabe quem estará disponível para se recuperar de uma lesão nos estágios finais deste torneio. Eles ainda precisam acabar com o Leipzig em Anfield, mas isso vai dar-lhes fé, já que vão tentar se recuperar após um período terrível.
HOMEM DO JOGO
Mohamed Salah (Liverpool). O atacante mais uma vez provou suas qualidades de vencedor. Ele foi um verdadeiro aborrecimento durante todo o jogo e terá ficado desapontado por não ter marcado no primeiro tempo. Mostrou verdadeira compostura para abrir o placar e trabalhou duro pela lateral a noite toda.
AVALIAÇÕES DO JOGADOR RB LEIPZIG: Gulasci 7, Upamencano 5, Klostermann 6, Mukiele 5, Kampl 6, Sabitzer 5, Haidara 5, Olmo 6, Adams 6, Angelino 6, Nkunku 6. Subs: Orban 6, Poulsen 5, Hwang 6.
LIVERPOOL: Alisson 7, Alexander-Arnold 8, Kabak 8, Henderson 7, Robertson 8, Wijnaldum 7, Jones 7, Thiago 7, Mane 7, Salah 8, Firmino 7. Subs: Oxlade-Chamberlain 6, Shaqiri 6, N. Williams n / D
MOMENTOS CHAVE
5 ’- RB LEIPZIG CHANCE! Angelino acerta Dani Olmo com uma bela bola da esquerda, mas seu cabeceamento acerta o pé da trave direita de Alisson e salta para a segurança.
15 ‘- LIVERPOOL CHANCE! Gulacsi faz um bloqueio crucial com o rosto depois de Salah ter disparado para um passe sublime de Alexander Arnold e tentou finalizar com uma dink. O Liverpool está de volta, mas Firmino só consegue acertar um chute na rede lateral de uma boa posição na direita.
32 ‘- LIVERPOOL CHANCE! Robertson passa raspando no topo da rede com um chip de 40 jardas. Gulacsi inicialmente saiu correndo de sua linha para impedir Mane de uma corrida livre até o gol, mas quase foi pego pelo audacioso lance de Robertson.
36 ‘- OBJETIVO DE LIVERPOOL DESLIGADO! O Liverpool pensa que marcou, mas o árbitro diz que a bola tinha saído. Mane dá duas mordidas na cereja com chutes a gol. Ele então luta para manter a bola em jogo perto da linha esquerda e de alguma forma se estica para enganchar de volta para Firmino acenar. A bandeira está levantada e a bola foi considerada para trás. É muito parecido, mas parece a escolha certa.
47 ’- RB LEIPZIG CHANCE! Alisson faz uma defesa magnífica para evitar o chute de Nkunku, depois que o atacante estourou além de Henderson. 53 ’- META! – RB Leipzig 0-1 Liverpool. Salah se agarra a um erro de Marcel Sabitzer na defesa, corre livre e acerta o primeiro golo para além de Gulacsi.
58 ’- META! – RB Leipzig 0-2 Liverpool. Mane corre limpo e acerta na curva após outro erro, desta vez de Mukiele. 90 + 3 ’- RB LEIPZIG CHANCE! Hwang tem uma grande chance de marcar para trás, mas o remate ultrapassa o segundo poste, depois de uma bela jogada por trás de Henderson que o viu se soltar do lado direito da área.