Bomba explode perto de clínica de fertilizante na Califórnia; FBI classifica terrorismo

Uma pessoa morreu; clínica foi alvo deliberado, diz FBI

AP
Entulhos cobrem o solo perto do local de uma explosão neste sábado. E policiais inspecionam carro destruído em Palm Springs, Califórnia Foto: AP

Uma pessoa morreu, quatro ficaram feridas e diversos prédios foram danificados na tarde deste sábado, 17, após uma bomba explodir perto de uma clínica de fertilização em Palm Springs, na Califórnia. O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) classificou o ocorrido como um “ato intencional de terrorismo”.

O chefe do escritório do FBI em Los Angeles, Andy Mills, afirmou que a clínica foi alvo deliberado. “Houve uma morte, cuja identidade é desconhecida”, disse Mills.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, a explosão ocorreu dentro ou perto de um veículo estacionado ao lado da clínica.

O ato estava sendo investigado como uma possível explosão de carro, de acordo com dois policiais informados sobre o assunto, que insistiram em permanecer anônimos para discutir informações preliminares de uma investigação em andamento.

Um dos policiais disse à Associated Press (AP) que os investigadores acreditam que a pessoa que morreu provavelmente foi a autora da explosão, mas alertaram que a investigação ainda está em estágio inicial. As autoridades não divulgaram o motivo.

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirmou que agentes federais estavam trabalhando para descobrir mais sobre a explosão. “Deixem-me ser clara: o governo Trump entende que mulheres e mães são o coração dos EUA. A violência contra uma clínica de fertilidade é imperdoável.”

Explosão

Relatos de um forte estrondo e imagens de vidros quebrados e fumaça viralizaram nas redes sociais por volta das 11h, horário local (15h, no horário de Brasília). A área da explosão se estendeu por quarteirões, e alguns prédios foram severamente danificados.

O número de telefone da clínica, a American Reproductive Centers, estava indisponível. Segundo o site do consultório, a clínica fornece tratamentos de fertilidade, como fertilização in vitro e congelamento de óvulos.

O Dr. Maher Abdallah, que administra a clínica, disse à Associated Press (AP) que o consultório da clínica foi danificado, mas o laboratório de fertilização in vitro e os embriões armazenados, não.

“Eu realmente não tenho ideia do que aconteceu”, disse o Dr Abdallah. “Graças a Deus, hoje foi um dia em que não tivemos pacientes.”

A polícia, os bombeiros e as equipes médicas estavam no local, disse o prefeito. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi informado sobre a explosão, segundo sua assessoria de imprensa na tarde deste sábado.

FBI investiga explosão

A especialista em relações públicas do FBI, Laura Eimiller, disse que a agência enviou investigadores, técnicos em bombas e uma Equipe de Resposta a Evidências ao local.

O Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos também enviou agentes de campo e especialistas, que estavam a caminho, de acordo com a porta-voz Nicole Lozano.

Claudio Chavez, que trabalha em uma loja de móveis perto da explosão, disse que as janelas de sua loja foram destruídas.

“Eu estava na minha loja esperando clientes e, de repente, pareceu uma grande explosão”, disse ele. “A nossa janela foi destruída. Eu só vi um monte de fumaça.”

Destroços

O gerente de projetos Scott Pastorius, de 61 anos, afirmou ao The New York Times que estava sentado em sua casa, que fica a quatro quarteirões do local da explosão, quando ouviu um estrondo alto.

O Centro Médico Regional do Deserto, do outro lado da rua, uma loja de bebidas e uma casa de panquecas tiveram janelas quebradas, disse ele. Um hotel próximo também teve portas arrancadas.

Pastorius afirmou que o telhado da clínica de fertilidade desabou e toda a parte de trás do prédio foi destruída. Detritos da explosão foram lançados pela rua até o outro meio-fio, disse ele.

“Foi uma explosão muito intensa”, disse o Sr. Pastorius./com NYT e AP

Estadão

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese