O caixão do falecido duque de Cambridge, que morreu aos 99 anos na sexta-feira, 9 de abril, foi baixado para o Royal Vault no encerramento da cerimônia na sexta-feira.
Por Euronews
O funeral do Príncipe Philip foi concluído na Capela de São Jorge, no terreno do Castelo de Windsor, após hinos e orações pela consorte real de 72 anos.
O caixão do falecido duque de Cambridge, que morreu aos 99 anos na sexta-feira, 9 de abril, foi baixado para o Royal Vault no encerramento da cerimônia na sexta-feira. Os corneteiros da Marinha Real soaram a chamada de batalha naval “Estações de Ação” em deferência a um pedido pessoal do falecido real.
No funeral, o duque foi lembrado como um homem de “coragem, firmeza e fé” que apoiou a rainha e a nação britânica ao longo de sua vida.
A cerimônia foi conduzida pelo Reverendo David Conner, Decano de Windsor, enquanto a bênção foi dada pelo Arcebispo de Canterbury, que elogiou o Duque pela “coragem e inspiração de sua liderança”. Não houve elogios.
Envolto em seu estandarte pessoal e coberto com uma coroa de flores e seu boné naval e espada, o caixão do príncipe Philip foi levado para a capela em um carro funerário Land Rover feito sob encomenda que ele mesmo projetou durante um período de 16 anos.
Seu caixão estava envolto em seu estandarte pessoal e coberto com uma coroa de flores e seu boné naval e espada. A rainha seguiu atrás no State Bentley enquanto os quatro filhos do casal real, a princesa Anne e os príncipes Charles, Edward e Andrew andando atrás do caixão.
Três de seus netos, incluindo os príncipes William e Harry, bem como Peter Phillips, seu sobrinho e o conde de Snowdon, e o marido da princesa Anne, o vice-almirante Sir Tim Laurence, também caminhavam atrás do Land Rover.
Comandantes militares graduados fizeram fila na frente do veículo durante a procissão de oito minutos da entrada do Castelo de Windsor até a capela. Cerca de 700 soldados e mulheres do exército estão desempenhando papéis cerimoniais na procissão em homenagem ao próprio condecorado do príncipe Philip serviço militar.
Multidões fizeram uma longa caminhada em Windsor no início do sábado, enquanto os guardas montados da Artilharia a Cavalo Real da Tropa do Rei desfilavam para o Castelo de Windsor acompanhados de salvas de arma de fogo, ao lado de regimentos de Guardas em túnicas escarlates e chapéus de pele de urso, Highlanders em kilts e marinheiros em chapéus navais brancos.
O funeral foi limitado a apenas 30 convidados devido às restrições do COVID-19. Os convidados permaneceram todos mascarados durante o processo.
O príncipe Philip passou quase 14 anos na Marinha Real e esteve em ação no Mar Mediterrâneo, no Oceano Índico e no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.
Vários elementos de seu funeral tiveram um tema marítimo, incluindo o hino “Pai Eterno, Forte para Salvar, ”Que está associado aos marinheiros e pede a Deus:“ Ouve-nos quando clamamos a ti / Por aqueles em perigo no mar.
” Entre os presentes na capela estavam a esposa do Príncipe Charles, a Duquesa da Cornualha, a esposa e os filhos do Príncipe Eduardo, a Condessa de Wessex e Forfar, o Visconde Severn e Lady Louise Mountbatten-Windsor; a esposa do Príncipe William, a Duquesa de Cambridge, a Princesa Anne filha e marido, Zara e Mike Tindall, e as filhas do príncipe Andrew e seus maridos, a princesa Beatrice e Edoardo Mapelli Mozzi, e a princesa Eugenie e Jack Brooksbank.
Também presentes estavam Lady Sarah e Daniel Chatto, o duque de Gloucester, o duque de Kent, a princesa Alexandra e a condessa Mountbatten da Birmânia.
Somado a isso estão três parentes alemães do Príncipe Philip: o Príncipe Hereditário de Baden, Landgrave de Hesse e o Príncipe de Hohenlohe-Langenburg.