Presidente francês alertou na quarta-feira para ameaça russa e afirmou que a agressividade de Moscou parece não conhecer fronteiras

O governo da Rússia criticou nesta quinta-feira, 6, o discurso desconectado da realidade do presidente da França, Emmanuel Macron, que advertiu na véspera sobre a ameaça russa e a necessidade de fortalecer as defesas nucleares da Europa contra o país.
“Macron faz todos os dias declarações completamente desconectadas da realidade, que contradizem suas declarações anteriores. É um charlatão”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, citada pela agência Ria Novosti.
A porta-voz acrescentou que Macron terá que pedir desculpas à sua própria população, por induzi-la ao erro.
Na quarta-feira, em um discurso à nação, o chefe de Estado francês alertou sobre o que chamou de ameaça russa, que afeta os países da Europa, e afirmou que a agressividade de Moscou parece não conhecer fronteiras, três anos após o início da ofensiva na Ucrânia.
Macron também anunciou no discurso a intenção de “abrir o debate estratégico” sobre a proteção do continente com a ajuda do guarda-chuva nuclear francês.
Tudo isso em um momento de aproximação entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o russo Vladimir Putin, que provoca o temor da imposição de uma paz contrária aos interesses da Ucrânia e da segurança da Europa. / AFP
Estadão