Trump planeja voltar à campanha com o primeiro evento público desde o diagnóstico COVID-19

Trump foi afastado por mais de uma semana desde seu diagnóstico COVID-19.

FOTO DO ARQUIVO: O presidente dos EUA, Donald Trump, posa em cima da varanda Truman da Casa Branca após tirar sua máscara protetora ao retornar à Casa Branca após ser hospitalizado no Centro Médico Walter Reed para tratamento da doença do coronavírus (COVID-19), em Washington , EUA 5 de outubro de 2020. REUTERS / Erin Scott // Arquivo de foto.

Por Reuters

WASHINGTON (Reuters) – O presidente Donald Trump planeja seus primeiros passos para retomar a campanha eleitoral pessoalmente no sábado, quando fará comentários a apoiadores na Casa Branca, com o objetivo de mostrar que venceu o coronavírus e está de volta à luta.

Trump foi afastado por mais de uma semana desde seu diagnóstico COVID-19 durante um momento crítico na campanha para a eleição de 3 de novembro. As pesquisas de opinião mostram que o indicado democrata Joe Biden lidera Trump por uma margem significativa nacionalmente, mas de forma mais restrita em alguns dos estados do campo de batalha que podem determinar o resultado. O presidente ainda não foi certificado como livre de vírus por sua equipe médica, mas foi liberado para retomar compromissos públicos no sábado. Ele deve fazer comentários sobre o tema “lei e ordem” de uma varanda da Casa Branca para uma multidão de centenas no gramado abaixo. Na segunda-feira, Trump planeja um comício de campanha no centro da Flórida, um estado que deve ser conquistado por suas esperanças de um segundo mandato.

Ainda restam dúvidas sobre se Trump, que anunciou em 2 de outubro que tinha o vírus e passou três noites em um hospital militar, ainda é contagioso. Em uma aparição na Fox News na noite de sexta-feira, Trump disse que foi testado novamente para o vírus, mas não revelou o resultado. Ele também disse que parou de tomar medicamentos para combater o COVID-19. “Eu me sinto muito forte”, disse Trump. Trump e seu governo enfrentaram críticas por lidar com a pandemia, bem como por uma abordagem negligente do uso de máscaras e do distanciamento social na Casa Branca e – nos últimos dias – mensagens confusas sobre como o presidente está doente.

BIDEN NA PENSILVÂNIA

Biden criticou duramente a decisão de Trump de retomar a campanha. “Boa sorte. Eu não apareceria a menos que você tivesse uma máscara e pudesse se distanciar ”, disse ele a repórteres em Paradise, Nevada. Uma fonte familiarizada com o planejamento do evento na Casa Branca disse que todos os participantes deveriam usar máscaras. As pessoas no rali da Flórida receberão uma verificação de temperatura, máscaras que serão incentivadas a usar e acesso a desinfetante para as mãos, disse a campanha.

Biden viajará no sábado para a cidade de Erie, no noroeste da Pensilvânia, um estado que Trump conquistou por pouco a democrata Hillary Clinton nas eleições de 2016. O ex-presidente democrata Barack Obama venceu o condado nas duas eleições anteriores e Biden, que era o vice-presidente de Obama, fez da região uma prioridade máxima. Uma pesquisa de opinião Reuters / Ipsos divulgada no início desta semana mostrou Biden com uma vantagem de cinco pontos sobre Trump, na Pensilvânia. A pesquisa também teve Biden com uma vantagem de 10 pontos em todo o país. A senadora Elizabeth Warren, que lutou contra Biden pela indicação democrata, fará campanha em seu nome no sábado em outro estado indeciso – New Hampshire. Warren é popular entre os jovens eleitores progressistas, alguns dos quais expressaram ceticismo em relação a Biden. Trump e Biden farão campanha na próxima semana sem ter que se preparar para um debate. A Comissão de Debates Presidenciais riscou o concurso marcado para 15 de outubro depois que Trump disse que não iria participar. A comissão mudou o debate face a face para um virtual após sua doença. O debate final, marcado para 22 de outubro, seguirá conforme planejado.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese