A nova pessoa mais rica da China é um magnata da água engarrafada.

A pessoa mais rica é a China, um magnata da água engarrafada, derrubando Jack Ma, fundador do Alibaba, de seu manto.

Zhong Shanshan founded Nongfu Spring in 1996/GETTY IMAGES

Por BBC News

Zhong Shanshan fundou a Nongfu Spring em 1996 na província de Zhejiang, na costa oriental da China. O Bloomberg Billionaires Index agora coloca Shanshan na primeira posição, com riqueza de US $ 58,7 bilhões (£ 46,2 bilhões). A recente listagem no mercado de ações de sua empresa de água engarrafada e o controle acionário de um fabricante de vacinas ajudaram a aumentar sua fortuna. Apelidado de “Lone Wolf”, Zhong é agora a segunda pessoa mais rica da Ásia, atrás de Mukesh Ambani da Índia, o bilionário por trás das Indústrias Reliance.

Zhong agora ocupa a 17ª posição geral em sua lista das 500 pessoas mais ricas do mundo. A maioria dos novos bilionários da China vem da indústria de tecnologia. Mas as crescentes tensões entre a China e os EUA em relação à Huawei, TikTok e WeChat reduziram as avaliações das ações chinesas de tecnologia. O setor de alimentos e alimentos da China agora está competindo com sua indústria de tecnologia na produção dos empresários mais ricos do país. Em abril, a Beijing Wantai Biological Pharmacy Enterprise do Sr. Zhong listou na bolsa de valores chinesa. Sua participação de controle na empresa viu seu patrimônio geral saltar até US $ 20 bilhões em agosto.

A empresa farmacêutica diz que fez parceria com duas universidades para desenvolver uma vacina candidata para combater a Covid-19.

Bonés vermelhos As ações da Nongfu Spring saltaram 54% no primeiro dia de negociação no início deste mês, quando foram listadas na bolsa de valores de Hong Kong. As garrafas com tampa vermelha de Nongfu Spring são vendidas em todo o país, desde pequenas lojas a hotéis de luxo. A empresa também vende chás, refrigerantes vitamínicos com sabor e sucos. A bem-sucedida listagem no mercado de ações impulsionou Zhong para as três pessoas mais ricas da China, ao lado de Ma do Alibaba e do chefe da Tencent Pony Ma. Mas a queda desta semana para as ações de tecnologia viu o magnata chinês subir no ranking de riqueza. Zhong pode não ficar à frente de Ma, que ocupou o primeiro lugar nos últimos seis anos. O Ant Group, apoiado pelo Alibaba, deve ser listado nas bolsas de valores da China e de Hong Kong no mês que vem, o que aumentará ainda mais a riqueza do chefe de tecnologia. A empresa de pagamentos online pode render ao Sr. Ma cerca de US $ 28 bilhões, se a empresa atingir a avaliação de US $ 250 bilhões que tem como objetivo.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese