Os beneficiários do Projeto Social ao pessoas em situação vulnerabilidade.
Por Marcos Cunha – Phbwebcidade Parnaíba PI
Nesta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), voltado ao atendimento a crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade em saúde, educação, lazer e alimentação realizou nesta manhã a segurança alimentar a moradores de Rua e pessoas em situação de necessidade no Centro POP em Parnaíba.
No espaço hoje, localizada na Rua Duque de Caxias Centro que conta com a ajuda de atendimento especializado de profissionais de várias especialidades: assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos foram servidas quase cem refeições, incluindo café da manhã, almoço e janta para os beneficiados do projeto social. As refeições são fornecidas todos os dias as pessoas marginalizadas.
De acordo com a secretária da (SEDESC), Adalgisa de Carvalho Moraes Sousa o Centro de Referência Especializado para População de Rua é um serviço da maior importância e existe em todo o Brasil e em nossa Parnaíba. E é obrigação de todo município e prefeitos colocar em prática esse trabalho de suma importância para as pessoas carentes de sua localidade.
“Temos conseguido um bom resultado com o importante trabalho do Centro Pop em Parnaíba. No ano de 2020 foram realizados 1.736 atendimentos, com 818 escutas e orientações, 497 encaminhamentos para atendimentos médicos e odontológicos (o que incluiu marcação de consultas, exames, recebimento de medicação, vacinas). Também foram feitos 180 acessos à documentação (Certidão de nascimento, 2ª via do RG, CPF, título de eleitor, inclusão no Cadastro Único, Programa Bolsa Família, passes livres à pessoa com deficiência e à pessoa idosa, entre outros serviços). O Centro POP conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, que garante a segurança e o bom funcionamento das atividades no local”, disse.
A chefe de Assistência Social enfatizou ainda, que os moradores de Rua, precisa do apoio governamental para ter sua dignidade assegurada. “Resgatamos os vínculos rompidos com a família, e a equipe do Centro Pop se esforça para que os usuários voltem a conviver com seus parentes. Os assistentes sociais mantêm constantes diálogos com pais, filhos, netos, irmãos e parentes mais próximos dos beneficiados do Centro POP. Isso ajuda muito na inclusão familiar, porque esses cidadãos passam a ser aceitos novamente. Para os que precisam de tratamento terapêutico, por conta de problema com dependência química, os profissionais da SEDESC fazem o encaminhamento para locais adequados”, comenta.
O Centro POP é coordenado por Luiz Carlos Brito Aragão Filho, e , funciona nos turnos da manhã e tarde seguindo todos os protocolos de prevenção`a COVID-19.