Na reunião, foi debatido o número de leitos de UTIs e o decreto n° 19.445.

Por Phbwebcidade
Nesta sexta-feira (19.fev.2021), tem sido de reuniões intensas envolvendo as autoridades de saúde do Piauí; principalmente dos integrantes do Comitê de Operações Especiais (COE) que acompanha a evolução dos casos da COVID-19 no Estado e consequentemente a ocupação dos leitos.
Na reunião, foi debatido o número de leitos de UTIs o decreto vigente N° 19.445/2021, que valerá até o próximo domingo dia (21.fev.2021), que será avaliado pelos especialistas e sua continuidade e o acrescimo de novas medidas.
“Somos obrigados a ampliar leitos de UTIs em Piripiri e também em mais leitos em Floriano e em Parnaíba em razão de todos eles estarem acima de 80%. Em Parnaíba ela vai ser instalada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde HEDA e acima de 80% no Hospital Pró-Médica que foi reaberta pelo Governo do Estado conforme determinação do governador Wellington Dias para tratamento exclusivo da COVID-19”, disse Florentino Neto.
“Em São Raimundo Nonato e Picos estão mais confortável em relação a ocupação. Agora em Bom Jesus nos inspira cuidados de 9 leitos só tem 6 ocupados Serão mais 5 leitos em Piripiri e em Parnaíba”, enfatizou o secretário de saúde Florentino Neto.
Ainda, na reunião com as autoridades de saúde do Piauí a vice-governadora do Piauí Regina Sousa (PT) acionará um novo decreto com poucas auterações até o dia (28.fev.2021) as medidas que eram para o dia ,22, e que agora vão para o dia ,28. E que vai ser mudado pequenas auterações nas lojas de coviniência como os restaurante de postos de combustíveis que estavam tendo pequenas aglomerações e agora vão funcionar como delivery.
As mesmas de restrições do decreto ainda vigente serão mantidas, como proibição de festas, eventos e afins. O horário do comércio ficou estabelecido até às 17h e de 12h às 21h para shoppings. No entanto, algumas mudanças são previstas, como bares e restaurantes que poderão ficar abertos ainda até às 23 horas, mas com a permissão de música e bandas, desde que não haja aglomerações.