O vereador Ricardo Veras (Republicanos), foi o autor do requerimento.
Por Marcos Cunha – Phbwebcidade Parnaíba PI
Na terça-feira (09.fev.2021), o vereador Ricardo Veras (Republicanos) colocou em pauta para a votação na Câmara Municipal de Parnaíba o Requerimento N° 043/21, que coloca como prioridade a vacinação de idosos acima de 60 anos.
Parnaíba, do total de 1.400 doses enviadas aos 11 municípios da Planície Litorânea, recebeu 557 doses. Desse total o vereador propôs que a Câmara discuta, aprove e leve o documento para o Prefeito de Parnaíba Francisco de Assis Moraes Sousa o Mão Santa e a Secretaria de Saúde do município para que essas ampliação sejam aprovadas, e que, idosos a partir de 60 também sejam imunizados nesse primeiro momento.
“Eu reconheço que há uma escassez de UTIs de vacina no Brasil inteiro, porém, é importante que nós tomemos este legado para que o Ministério da Saúde atenda a importância para vacinar esse público” disse Ricardo Veras.
Depois de ter estado com a palavra, a parlamentar Francisca Neta Castelo Branco contrapos o vereador, informando que essa posição de autorizar a vacinação de idosos acima de 60 anos, é do Ministério da Saúde e que iria conversar com a secretária de saúde Leidiane Pio. Logo depois, com a palavra o presidente da Câmara Carlson, sugeriu que o vereador Ricardo Veras tirasse de pauta o requerimento por ser considerada uma ofensa ao executivo.
“A Secretária de Estado do Piauí (Sesapi), recebeu no domingo (09.fev.2021), as vacinas e depois encaminhou na segunda a Regional de Parnaíba 557 doses para o público de 90 anos. E o Brasil todo, vacina a partir de 90 anos. Não podemos inserir para que vacine pessoas de 90 anos. O prefeito Mão Santa só pode obedecer o cronograma do Ministério da Saúde. E o legislativo apenas informar a população. E podemos responder por desviou de vacinas”, disse presidente da Câmara Carlson Pessoa.
Contudo, no final da sessão ordinária, mesmo assim, o requerimento foi colocado em votação, mas não conseguiu ser aprovado, por dos 11 vereadores que estiveram presentes, 6 se obstiveram e 5 votaram favorável por ser apenas um pedido.