Google Maps passa a mostrar ‘Golfo da América’ para usuários dos Estados Unidos

Quem estiver no México continuará a ver o nome Golfo do México; já os usuários internacionais verão as duas formas

Marcos Ranyere Portela da Cunha (11.fev.2025)
O Google renomeou o Golfo do México para “Golfo da América” no Google Maps para usuários dos Estados Unidos. Foto: Marcos Ranyere Portela da Cunha (11.fev.2025)

O aplicativo Google Maps, do Google, mudou o nome do Golfo do México para Golfo da América para visualização dos usuários que estão nos Estados Unidos.

A empresa começou a implementar a mudança depois que o governo dos Estados Unidos atualizou o nome em seus mapas oficiais, segundo comunicado emitido pela big tech na segunda-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que as autoridades americanas fizessem a alteração nos mapas oficiais por meio de uma ordem executiva assinada no seu primeiro dia no cargo.

Segundo a empresa, apenas os usuários dos Estados Unidos verão o nome de Golfo da America. Já os usuários no México continuarão a ver o Golfo do México, enquanto as pessoas no resto do mundo verão os dois nomes, com o Golfo do México aparecendo em primeiro, seguido do Golfo da América entre parênteses.

Quando Trump assinou a ordem no mês passado, o Google confirmou que atualizaria os seus mapas para refletir a mudança assim que o governo dos EUA atualizasse o nome nos seus mapas oficiais.

O Google tem uma “prática de longa data de aplicar alterações de nomes quando eles são atualizados em fontes oficiais do governo”, disse a empresa em uma publicação na plataforma social X (ex-Twitter) no dia 27 de janeiro.

O Departamento do Interior havia dito que estava implementando a ordem executiva, mas que os mapas oficiais do governo ainda não haviam sido atualizados a partir do Sistema de Informação de Nomes Geográficos, ou GNIS, que faz parte do Serviço Geológico dos EUA.

Isso aconteceu no domingo, de acordo com o Secretário do Interior Doug Burgum, que postou uma captura de tela no X do site do U.S. Geological Survey (Serviço Geológico dos Estados Unidos) com o nome do Golfo da América. “É oficial!”, dizia sua postagem.

Esta não é a primeira vez que o Google usa nomes diferentes em seus mapas para um único local. Ele rotula a porção do mar entre a Arábia Saudita e o Irã, que tem sido objeto de disputas de nomes há décadas, com dois nomes para usuários internacionais. Para quem está no Irã, ele aparece como Golfo Pérsico (Golfo Árabe). Nos países árabes próximos ao corpo de água, o Google Maps o chama de Golfo Árabe.

Estadão

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese