São 54 milhões de doses a serem adqueridas pelo governo federal.
Por Marcos Cunha – Phbwebcidade Parnaíba PI
Nesta quinta-feira (28), o governodor do Piauí Wellington Dias (PT), que também e coordenador do Consórcio Nordeste afirmou que, se o Governo Federal não adiquerir mais 54 milhões de doses da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, os estados vão se reunir e, negociar com o próprio Instituto, para a aquisição das doses.
“Se o governo disser que não vai comprar, já tem uma disposição da parte do estados para que nós possamos comprar. Já manifestamos para o Butantan: se o governo federal não comprar, não venda para outro, os estados brasileiros estão dizendo que têm interesse na compra”, disse o governador em entrevista à TV Cidade Verde.
O Instituto Butantan já havia afirmado que, se o Governo Federal não comprar as 54 milhões das vacinas da CoronaVac, para a imunização dos brasileiros, os imunizantes terão de ser exportados para não ficar no prejuízo.
“Estamos pedindo para que se tenha por parte do governo brasileiro, a confirmação de compra, não só de 46 milhões, más, de 100 milhões de doses, ou seja, comprar mais 54 milhões de doses. Estamos pedindo para embaixador da China uma reunião, que está prevista para o próximo dia 5, onde o desejo é de ter o cronograma de quando e onde vai ser a entrega da vacina. E o número de vacina que será entregue em fevereiro, março, abril e maio. Só tem esse cronograma com a compra firme”, destacou o governador, que coordena o Fórum dos Governadores.
O governador destacou ainda que pretende ampliar a vacinação no estado em fevereiro. Atualmente, só profissionais de saúde estão recebendo a vacina, além de idosos em instituições.