Novo escritório da Fecomércio em Parnaíba foi entregue por Valdeci Cavalcante no Porto das Barcas.

“É mais um presente à nossa gloriosa Parnaíba, no seu mês de aniversário”, finaliza Valdeci.

Fecomercio entrega novo prédio no Porto das Barcas em Parnaíba PI

Por Marcos Cunha – Phbwebcidade Parnaíba PI 

O presidente da Federação do Comércio do Piauí, Valdeci Cavalcante anunciou nesta quinta-feira (06), que passará a funcionar no Porto das Barcas um novo escritório da Fecomércio.

As novas instalações, contará com uma arquitetura clássica e terá acabamento em matérias nobres, especialmente projetados.

Novo escritório da Fecomércio no Porto das Barcas em Parnaíba PI

Segundo o empresário, o Porto das Barcas foi um grande marco do desenvolvimento comercial de Parnaíba e estáva abandonodo hã anos.

“Quando assumimos a Fecomércio em Parnaíba, ela não tinha sede, mobiliário, nada. Isso depois de 50 anos de existência. De imediato, assumimos esse velho prédio colonial, onde funcionou a Alfândega Imperial, que se encontrava totalmente abandonado, servindo de latrina para os moradores de rua. Fizemos a primeira reforma e passamos a funcionar no local. Agora, com o Governo do Estado e o secretário de Cultura, Fábio Novo, fizemos a segunda reforma”, disse Valdeci Cavalcante.

O local, importante ponto turístico da cidade de Parnaíba, passou por uma reforma, limpeza, pintura e recebeu novo mobiliário, visando atender os turistas que por ali passar. Assim como também será mais um ponto turístico, que vai modificar a paisagem de Parnaíba. Todos que passarem para o litoral vão querer parar para conhecer.

HISTÓRIA DO PRÉDIO DA SEDE DA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO PIAUÍ.

O Porto das Barcas é um ponto turístico da cidade de Parnaíba e foi o marco da expansão urbana da cidade.

A cidade, quando passou à categoria de vila (era chamada de Vila de São João da Parnaíba), tinha como sede o povoado “Testa Branca”.

Localizado aos pés da ponte Simplício Dias da Silva que liga o continente à Ilha Grande de Santa Isabel, às margens do rio Igaraçu. Já foi um porto fluvial e a principal porta de entrada de manufaturados da Europa e da exportação de charque, babaçu e o apogeu do ciclo da cera de carnaúba. O local já foi destaque mundial na época das navegações a vapor, recebendo embarcações principalmente da Inglaterra e Portugal.

Atualmente como ponto turístico é dotado de toda uma estrutura local, como agências, pousada, posto de polícia, estacionamento, bares e restaurantes, ambiente rústico, ruas estreitas, prédios históricos e um lugar para adquirir artesanato regional.

Este Monumento, agora totalmente recuperado passar a funcionar como sede da FECOMÉRCIO/PI, na Parnaíba, e a denominar-se Casa do Comércio Governador “Moraes Souza”, numa justa homenagem ao Dr. Francisco de Assis Moraes Sousa.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese