Vereadores do PP vêem dificuldade em retorno de aliança entre Gracinha e Francisco: “não tem mais volta”

Segundo os parlamentares, a confusão entre o prefeito de Parnaíba e a deputada Gracinha, não tem volta 

Ascom/Parnaíba (PI).
Prefeito de Parnaíba (PI), Francisco Emanoel Cunha de Brito e a deputada Gracinha Mão Santa em escola municipal de Parnaíba. Foto: Ascom/Parnaíba (PI).

O rompimento entre o prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel (PP) e o grupo político da deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP) e de seu pai, o ex-prefeito Mão Santa (UB), tem promovido uma tentativa de parlamentares do diretório municipal do Progressistas na retomada do diálogo, já que, segundo eles, o rompimento pode trazer prejuízos à administração municipal.

A briga “interna” entre os correligionários foi trazida à tona oficialmente nesta segunda (24) após uma nota do prefeito Francisco Emanuel citar que “gratidão jamais será motivo para permitir interferências externas, ou sujeição/subordinação na gestão pública”, como um recado à agora ex-aliada que estaria tentando interferir na sua gestão municipal. Aos 32 anos, Francisco Emanuel se elegeu prefeito de Parnaíba com 59% dos votos apoiado pelo ex-prefeito Mão Santa, de quem foi secretário de Obras.

O vereador Batista do Catanduvas (PP) disse ao Cidadeverde.com que vê a decisão com “tristeza” e que tem tentado retomar o diálogo entre os dois. No entanto, ele relata que acha pouco provável que a aliança entre os dois retorne.

“Na minha opinião, perde a cidade, perde todo mundo, mas assim,[o prefeito] Francisco deve ter suas razões, as razões, ele é que tem que saber. Torço para que ainda eles consigam pelo menos conversa. Eu estava tentando fazer com que isso acontecesse, mas a situação tomou um rumo que eu acredito que talvez não tenha mais volta”, declarou.

O também parlamentar Edcarlos Gouveia (PP) disse que foi “pego de surpresa” com a nota do prefeito e que achava que estava tudo indo bem. Ele citou que  tentou reuniões na segunda (24) para uma tentativa de reverter a situação. Mas não conseguiu

“Até agora, essa questão com o prefeito, não estive com ele nem com a deputada. A gente foi pego de surpresa sobre essa nota do prefeito hoje e ainda está tentando entender. Como sou da mesma ala do prefeito Francisco, do vice-prefeito Darllan, da deputada Gracinha, não estava acompanhando essa situação. A gente achava que estava andando tudo bem, que estava indo bem, mas ele tomou a decisão depois de três meses de avaliação, mas não compartilhou ainda com a gente sobre essa decisão que ele tomou. Estou tentando hoje uma agenda”, declarou.

O vereador também disse que a deputada Gracinha chegou a citar em uma entrevista que ele, juntamente com o senador Ciro Nogueira e o deputado federal Júlio Arcoverde estariam por trás da articulação para que o prefeito rompesse com ela. O vereador rebateu, dizendo que não tratou com ele sobre isso.

“Ela falou que a gente estava botando na cabeça do prefeito para ele tomar essa decisão, ele nem nos consultou, nem conversou comigo nem com deputado Júlio e nem com ela própria, foi ela quem indicou ele”, declarou.

A vereadora Neta Castelo Branco (PP), histórica aliada da deputada Gracinha e do ex-prefeito Mão Santa, diz que acredita em um entendimento entre os dois. “Acredito num entendimento entre o nosso prefeito Francisco Emanuel e Nossa deputada  Gracinha Mão Santa. União por nossa Parnaíba! Como foi enfatizado por nossa deputada que está aberta para um diálogo para a melhor solução da situação”, declarou.

Para o presidente do diretório municipal do PP em Parnaíba, Gil Borges, que é secretário de Gestão de Parnaíba, a decisão de Francisco Emanuel pouco afeta o partido.

“Ele não largou o partido, não rompeu aliança, são ajustes naturais de qualquer administração, por enquanto como partido. (…) Ele mesmo se posicionou em uma nota oficial. O PP não tem nada a dizer por enquanto, é normal no partido, é um prefeito do nosso partido”, disse.

Veja a nota do prefeito de Parnaíba

“O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, vem a público esclarecer que está absolutamente tranquilo diante das especulações sobre um possível rompimento político entre ele e a família Mão Santa.

Francisco Emanuel reafirma sua gratidão e respeito à família Mão Santa pelo apoio e parceria ao longo de sua trajetória. No entanto, deixa claro que essa gratidão jamais será motivo para permitir interferências externas, ou sujeição/subordinação na gestão pública, seja de presidente, governador, senador, deputado(a) ou vereador(a). Seu compromisso maior e com a população de Parnaíba, que merece uma administração transparente, autônoma e responsável.

O prefeito enfatiza que seu caráter não permite que sua gestão seja influenciada por interesses que não estejam alinhados ao bem da cidade e de seus cidadãos. Ele reafirma seu compromisso com a verdade e a honestidade, e por isso declara, de forma clara e direta: não há rompimento com ninguém, e nem mudança de partido político.

Francisco Emanuel seguirá governando com independência, respeito às alianças construídas e, acima de tudo, com compromisso inegociável com o povo de Parnaíba”.

Cidade Verde 

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese