O encontro foi marcado pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a pedido dos governadores.
Por Phbwebcidade
Nesta quarta-feira (17.fev.2021), o Governodor Wellington Dias, Coordenador do Fórum de Governadores se reunirá maís uma vez com o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello com o objetivo do envio de mais doses da vacina contra a COVID-19 para todos os Estados do Brasil.
No Piauí, o estado já recebeu 130 mil doses da vacina. Uma nova remessa está prevista para chegar na próxima terça dia, 23, que vai servir para imunizar o restante dos profissionais de saúde do estado em torno de 6%, assim como também, ampliar a vacinação para outras faixas etárias de idade. Até o momento, pelo menos 17 municípios já começaram a aplicação da segunda dose da vacina.
No Brasil existe toda uma mobilização do Governo Federal para adquirir novas doses, inclusive junto ao Instituto Butantan que produz a vacina do Laboratório Chinês Sinovac, a CoronaVac, que está mais sendo aplicada no Piauí.
Primeiramente o Governo Federal assinou um acordo para a aquisição de 46 milhões de doses e recentemente um outro acordo foi acionado para mais 54 milhões de doses da Coronavac no dia (15.fev.2031), no momento em que Estados reclamavam a falta da vacina contra a covid-19 para darem prosseguimento à campanha de imunização. Então, somando-se, o país tem cerca de 100 milhões de doses.
Agora, com o consórcio Covax Facility, que é um consórcio internacional responsável por imunizar pessoas de países desprovido, a empresa responsável pela vacina no Brasil já manifestou interesse em realizar o estudo clínico de fase 3 no País, mas ainda não fez nenhuma solicitação de uso emergencial.
Com tudo isso, todos esses acordos inclusive com o Instituto da Oswaldo Cruz produz a vacina da AstraZeneca o Brasil chega a possar das 224 milhões de doses mas isso até setembro.