As cidades foram atingidas pelas fortes chuvas

CBMEPI envia equipes para Santa Cruz dos Milagres e Guadalupe após fortes chuvas
Na tarde de quarta-feira (15.jan.2025), equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) foram enviadas para o município de Santa Cruz dos Milagres, que fica a cerca de 182 km de distância de Teresina.
Os militares começaram os trabalhos na cidade no início da manhã desta quinta-feira (16.jan.2025), realizando o monitoramento do nível do rio São Nicolau, que ficou cheio após as fortes chuvas que atingiram a região.
De acordo com a Assistência Social de Santa Cruz dos Milagres, 37 famílias foram atingidas e estão recebendo apoio. A Defesa Civil enviará uma equipe ao município nesta sexta-feira (17.jan.2025), que deverá avaliar os danos e prestar a assistência necessária às famílias.
Além do envio de efetivo, o Corpo de Bombeiros Militar mandou embarcações, coletes salva-vidas e cordas para auxiliar nas missões da cidade.
“Os quatro pontos mais críticos de alagamentos foram registrados no Centro do município. O que podemos dizer neste momento é que os níveis do rio estão baixando. Seguiremos na região monitorando a situação e de prontidão para emergências”, garantiu o 1º tenente Narcílio, que está no comando da operação no município.
Guadalupe
Uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) esteve, nessa quarta-feira (15.jan.2025), em Guadalupe para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas. Engenheiros e assistentes sociais realizaram vistorias em áreas alagadas e em residências atingidas, coletando informações importantes para a definição das próximas ações.
A Sedec está trabalhando em conjunto com a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Infraestrutura de Guadalupe.para garantir que as famílias tenham o suporte necessário para superar essa difícil situação.
De acordo com o engenheiro da Defesa Civil, Cirilo de Castro, a verificação foi solicitada pela Prefeitura Municipal de Guadalupe. “Verificamos as ações das águas que ocorreram aqui e com sinistro nas vias de acesso da cidade, além das vias públicas. Quebras de bueiros, rompimento de pistas e até mesmo a ação dessas águas em algumas casas que tiveram, devido às chuvas, suas estruturas afetadas. Em conjunto com a prefeitura, vimos uma maneira de alinhar e dar uma maior assistência para as famílias”, afirma o engenheiro.
Segundo a assistente social da Defesa Civil, Mariana Medeiros, foi possível acompanhar todos os trabalhos realizados pelos assistentes sociais do município.”Trabalho de enorme importância para os moradores de extremo risco decorrente das chuvas. Percorremos alguns alguns bairros, orientando essas famílias sobre a importância da conscientização sobre o risco que elas estão correndo”, disse.
Para a secretária de Defesa Civil de Guadalupe, Dayana Alves, durante a visita da equipe da Defesa Civil Estadual foi possível percorrer a cidade orientando principalmente as famílias nas áreas de riscos.
“Hoje, com essa visita fundamental, a Defesa Civil Estadual está dando total suporte para o nosso município,nos ajudando a levar todas as informações, fazendo vistorias nas casas e procurando saber quais as áreas de riscos mapeadas para poder orientar a população de forma cautelosa a preservar as suas vidas. Também orientamos a todos a ter os cuidados básicos, principalmente nessa temporada de chuvas”, finaliza.
Secom PI