Governador do Piauí Wellington Dias diz em redes sociais que as dívidas do Estado estão quitadas com a União.
Por Marcos Cunha – Phbwebcidade
O governador Wellington Dias do Piauí, fechou este ano de 2020 com a quitação de sua dívida com a União.
Os números foram comemorados pelo Wellington Dias em redes sociais, dizendo que, apesar das quedas de receita, o Piauí tem conseguido manter o equilíbrio em suas contas.
“O meu Piauí, o seu Piauí, o nosso Piauí é o primeiro Estado brasileiro que pode dizer que não tem dívida com a União, ou seja, nós quitamos a dívida que o Estado tinha com o Governo Federal. Agora nós temos contratos com a rede bancária para investimentos do Banco Mundial” diz o governador.
A dívida em 2003 chegava a quase a 3 vezes a receita anual do Estado do Piauí em 192%.
“Agora podemos tomar empréstimos voltado para investimentos, antecipando o desenvolvimento e ter em fim uma condição de responsabilidade dentro do Brasil”; diz o governador.
A informação foi confirmada pelo Coordenador de Haveres Financeiros da Secretaria do Tesouro Nacional (STN/COAFI), Rafael Pena, ao secretário Estadual da Fazenda, Rafael Fonteles.
“O Piauí conseguiu liquidar todas as dívidas que tinha com a União. Somente nosso estado conseguiu este feito até agora. Só com a antecipação do pagamento da DMLP (Dívida de Médio e Longo Prazo), o Governo do Estado irá economizar mais de R$ 40 milhões em juros. É um esforço enorme da nossa equipe econômica manter as nossas contas equilibradas, principalmente neste momento de perdas de receita. A economia de recursos significa mais investimentos. O equilíbrio fiscal atrai novas empresas para o estado, gerando emprego e renda no Piauí”, publicou Dias.