HGV bate recorde de cirurgias com aumento de 40% nos procedimentos em maio

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, alcançou um feito inédito, no mês de maio de 2025, ao realizar 1.800 cirurgias, número que representantes 

Secom PI
Médicos do Hospital Getúlio Vargas (HGV) fazendo cirurgias. Foto: Secom PI

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, alcançou um feito inédito, no mês de maio de 2025, ao realizar 1.800 cirurgias, número que representa um aumento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é o maior volume registrado nos últimos anos pela unidade de saúde, que é referência em procedimentos de média e alta complexidade no Piauí. Os dados são do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (Niavs).

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, atribui o crescimento expressivo ao reforço dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi), e a dedicação dos profissionais do hospital.

Secom PI
Médicos do Hospital Getúlio Vargas (HGV) fazendo cirurgias. Foto: Secom PI
Secom PI
Leito de UTI para a realização de sirurgia. Foto: Secom PI

“Com esses investimentos foi possível adquirir mais insumos, novos equipamentos e promover melhorias significativas na estrutura do centro cirúrgico geral. Também tivemos avanços importantes com a abertura do novo m centro cirúrgico cardíaco e a aquisição de um moderno aparelho de hemodinâmica. Tudo isso aliado ao empenho e à dedicação de todos os profissionais nos trouxe esses números”, afirmou a gestora.

A ampliação da estrutura física e tecnológica do hospital tem permitido acelerar a realização de cirurgias eletivas, reduzindo a fila de espera e melhorando o atendimento à população.

De acordo com o diretor técnico do HGV, Thiago Diniz, a meta da gestão é manter o ritmo de crescimento nas cirurgias, garantindo maior resolutividade e humanização nos serviços prestados à população. “O nosso compromisso é continuar oferecendo uma assistência de qualidade e cada vez mais acessível aos piauienses, valorizando a saúde pública e o bem-estar de todos que dependem do SUS”, destacou o médico.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o governo segue trabalhando para garantir uma saúde cada vez mais eficiente, humana e acessível para todos os piauienses.

“Esse marco só foi possível graças à dedicação e excelência do nosso corpo clínico, aliado aos investimentos contínuos, realizados pela Secretaria da Saúde, na estrutura e no fortalecimento dos serviços hospitalares”, afirmou o gestor.

Secom PI 

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese