Ministério Público do Piauí recomenda cancelamento de eventos de ‘grau’ em Colônia do Gurguéia e Buriti dos Lopes

O “grau” não pode ser considerado um esporte regulamentado, pois não ocorre em local adequado e desrespeita normas de trânsito e segurança.

Redes Sociais
Motociclistas realizando “rolezinho do grau” — Foto: Reprodução Redes Sociais

O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu uma recomendação aos organizadores de dois eventos de “grau”, termo para manobras perigosas com motocicleta, em Colônia do Gurguéia e em Buriti dos Lopes para que se abstenham de realizar e divulgar os eventos.

A organização do evento ‘Carnagrau’, em Buriti dos Lopes, anunciou, por meio das redes sociais, que já suspendeu a divulgação e pediu aos seguidores da página que façam o mesmo, mas não mencionaram se o evento será cancelado. Os organizadores do evento ‘Show de Manobras’, em Colônia do Gurguéia, não se pronunciaram sobre a recomendação.

As recomendações são documentos emitidos pelos membros do Ministério Público a órgãos públicos para que cumpram dispositivos constitucionais ou legais. As recomendações servem para chamar a atenção dos órgãos sobre normas, para que essas questões sejam sanadas, e assim se evite que o assunto seja judicializado.

O Ministério Público agiu por conta de um pedido da Secretaria de Segurança Pública. Conforme o documento, assinado pelo promotor de Justiça Maylton Rodrigues de Miranda, o “grau” não pode ser considerado um esporte regulamentado, pois não ocorre em local adequado e desrespeita normas de trânsito e segurança.

Em Colônia do Gurguéia, a recomendação foi encaminhada também ao comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Bom Jesus, ao Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Colônia do Gurguéia, à Polícia Rodoviária Federal em Bom Jesus e à Delegacia de Polícia Civil de Manoel Emídio, ressaltando que as forças de segurança deverão reforçar a fiscalização e, se necessário, adotar medidas como apreensão de veículos e prisão de envolvidos.

Sobre o evento em Buriti dos Lopes, o MP que instaurou uma Notícia de Fato para investigar e impedir a realização do evento. A Promotoria de Justiça identificou os organizadores e determinou a expedição de uma recomendação proibindo a realização e divulgação da atividade, acionando a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil para fiscalização.

Secretaria de Segurança denunciou eventos ao MP

O Ministério Público teve ciência dos eventos após denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que agiu junto ao órgão ministerial para coibir a realização dos eventos de “grau” nos municípios.

O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP, informou que os organizadores dos dois eventos já confirmaram o recebimento das recomendações e que as equipes da secretaria continuarão monitorando os eventos.

G1 Piauí

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese