O venezuelano Leonardo Rafael Perez Cova, 46 anos, foi barrado na aeronave por não possuir a documentação necessária para o embarque.
Por G1
Quatro pacientes dos nove vindos de Manaus (AM) para tratamento contra Covid-19 no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, retornaram na tarde desta sexta-feira (22). O voo saiu às 15h55. Um dos pacientes, o venezuelano Leonardo Rafael Perez Cova, 46 anos, foi barrado na aeronave por não possuir a documentação necessária para o embarque.
Eles chegaram na capital piauiense no dia 15 de janeiro devido ao colapso no sistema de saúde em Manaus por falta de oxigênio para pacientes com Covid-19. Na última quarta-feira (20), Daniela da Silva Pereira, 30 anos, e Jaqueline Santos da Silva, 38 anos, receberam alta da unidade de saúde. Na quinta (21), foram a vez de Danilo Moura, 30 anos; Leonardo Rafael Perez Cova, 46 anos e Francinete Binda Dutra, 57 anos.
“Estou sem palavras, agradeço a Deus por ter conseguido, depois que cheguei aqui, tive tratamento de rainha, Deus me concedeu isso, agradeço a todos do hospital”, disse Jaqueline no dia da alta.
Quatro pacientes seguem no HU
De acordo com o último boletim médico do HU, dois homens vindos de Manaus seguem internados na UTI. Eles necessitam de cuidados intensivos, porém, não estão intubados. Há também duas mulheres, que apresentaram melhoras e estão na enfermaria do hospital. Uma delas já respira sem a ajuda de oxigênio e deve receber alta nas próximas 48 horas.
Situação crítica em Manaus
A cidade de Manaus já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, a capital do Amazonas vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio. Além de receber os nove pacientes, Teresina enviou cilindros de oxigênio para Manaus.