Silvio Mendes busca garantias de financiamento para saúde de Teresina (PI)

O encontro visa debater a grave crise financeira que afeta a saúde pública da capital piauiens.

Cidade Verde
Prefeito de Teresina (PI), Sílvio Mendes – Foto: Cidade Verde

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, confirmou que no próximo dia 2 de abril, ele e outros representantes do governo estadual e federal terão uma reunião decisiva com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O encontro foi adiado devido à votação do orçamento em Brasília, mas promete ser crucial para debater a grave crise financeira que afeta a saúde pública da capital piauiense, especialmente o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que enfrenta um déficit mensal superior a R$ 20 milhões.

A reunião, que contará com a presença da bancada federal do Piauí, do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias, tem como principal objetivo garantir um financiamento adequado para a saúde municipal.

Silvio Mendes destacou que, sem essa medida, não será possível melhorar os serviços no HUT e implementar novas estruturas, como um serviço de urgência na entrada da cidade e a maternidade da Santa Maria da Codipi, na região da Grande Codipi, que atende aproximadamente 80 mil habitantes.

“Todos os envolvidos querem o mesmo: garantir um financiamento adequado para a saúde. Só com isso, conseguiremos aumentar os investimentos no HUT e também dar seguimento a outros projetos importantes, como a estruturação da saúde nas regiões mais carentes”, afirmou o prefeito.

O projeto de ampliação dos serviços de saúde no município também inclui a construção de uma nova unidade de urgência na entrada de Teresina, que atenderá a região do Porto Alegre, Vila Irmã Dulce, além da maternidade na Codipi. Contudo, Silvio Mendes reforçou que o andamento dos projetos está condicionado à confirmação dos recursos necessários.

“Se a garantia de financiamento for confirmada, vamos dar continuidade aos projetos. Caso contrário, não podemos assumir compromissos que não podemos cumprir. Ficar devendo à população é algo que precisamos evitar a todo custo”, completou Silvio Mendes.

Durante a entrevista à TV Cidade Verde, Silvio Mendes também revelou um cenário financeiro preocupante para a gestão municipal. A Prefeitura de Teresina tem uma dívida identificada de quase R$ 500 milhões com o governo do Estado, o que compromete ainda mais a capacidade da cidade de gerir a saúde e outros serviços essenciais.

Cidade Verde 

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese