Sondagens de intenção de voto no Piauí são mais que o dobro da quantidade registrada em São Paulo.
Lupa1
Com apenas 1,6% do eleitorado brasileiro, um dos menores do país, o Piauí é o estado campeão em número de pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos últimos oito meses. A quantidade de sondagens de intenção de voto no Piauí é mais que o dobro das pesquisas feitas e registradas em São Paulo, estado com eleitorado 14 vezes maior.
De acordo com publicação da Veja, foram 93 pesquisas registradas no Piauí até o dia 31 de agosto. No estado de São Paulo, que tem 22,6% do eleitorado nacional, foram registradas apenas 43 pesquisas no mesmo período. Contudo, entre os dias 1 e 6 de setembro, já após a publicação da Veja, mais seis pesquisas do Piauí foram registradas e o número agora é de 99 pesquisas em oito meses. Em média, são praticamente 12 pesquisas por mês no Piauí.
O uso descarado de pesquisas eleitorais no Piauí virou uma farra e passou a ser estratégia de alguns grupos políticos para tentar confundir o eleitor. Não bastasse a quantidade absurda de pesquisas, muitas delas apresentam resultados totalmente divergentes, evidenciando claramente a intenção de tumultuar o processo eleitoral.