Os pneus apreendidos são “remoldados”, proibidos para comercialização em veículos de duas ou três rodas.
Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam mais de 1600 pneus irregulares em uma loja de artigos automotivos e motopeças, na cidade de Picos. Os pneus apreendidos são do tipo “remoldado”, que foram reformados, proibidos para comercialização em veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores.
O material foi retirado de circulação, nessa quinta-feira (24), por não atender as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ao Código de Trânsito Brasileiro. Os pneus foram descarregados no depósito do Imepi, em Teresina, nesta sexta-feira (25.out.2024).
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, além do prejuízo financeiro para o consumidor, um pneu irregular pode gerar um grave acidente de trânsito.
“Durante uma fiscalização de rotina na região centro-sul do Piauí, nossa equipe de fiscais dos setores da Qualidade e Metrologia identificaram uma grande quantidade de pneus remoldados de forma grosseira sendo comercializados ilegalmente. Os pneus estavam abaixo do preço de mercado e sendo vendidos de maneira ilegal, o que pode ocasionar um acidente com vitimas fatais”, explica.
A multa para esse tipo de infração pode chegar até R$ 1,5 milhão, a depender do grau, reincidência e porte da empresa. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.
Fonte: Secom PI