Bolsonaro diz que governo Lula lhe negou carros blindados: ‘Estão dando um recado’.

A Casa Civil disse que nenhum presidente tem direito a carro blindado

Ex-presidente ao lado de parlamentares em reunião logo após chegada no Brasil. Foto: Reprodução

O GLOBO

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro disse nesta manhã, após chegar dos Estados Unidos, que a Casa Civil de Lula tirou dele dois carros blindados a que tinha direito antes da viagem, e afirmou que o governo do PT “está dando um recado” a ele.

“Até segunda- feira, eu tinha direito a dois carros blindados. Após o anúncio da chegada aqui, a Casa Civil retirou.”

A Casa Civil informou à equipe da coluna que nenhum presidente tem direito a carro blindado, mas sim a dois veículos oficiais com motorista. “Reforçamos que os dois veículos oficiais foram disponibilizados e estão sendo utilizados pelo ex presidente Jair Bolsonaro”

A declaração está num vídeo obtido com exclusividade pela coluna. Na conversa com deputados, senadores e apoiadores que o receberam na sede do PL, o ex-presidente reconheceu que “ não está definido” se é obrigação do governo ou não conceder esses blindados. Mas afirmou que vai requisitá-los novamente à Casa Civil.

O ex-ocupante do Palácio do Planalto se disse “preocupado” com a questão das facções criminosas. “Eu não tenho peito de aço. Eu vou tentar buscar um carro blindado pra mim. Agora, não é uma atitude racional por parte desse governo”, reclamou o ex-presidente.

“Eu nunca persegui ex-presidente nenhum no meu governo. Tudo o que foi pedido nós concedemos. Fomos até além em alguma coisa. Pela (mina) volta, anunciam, olha não tem mais carro blindado pra você. Está dando recado. Eu só posso entender isso daí.”

Bolsonaro, que chegou às 7 da manhã em um voo vindo de Orlando, ficou irritado com o esquema de segurança elaborado pela PF para sua chegada. Assim que ele pisou em Brasília, foi recebido no aeroporto pela Polícia Federal e levado até à sede do PL, no centro da cidade, sem contato direto com o público.

A intenção do ex-presidente era reeditar as cenas de aclamação popular da campanha de 2018, inclusive pelo tom de improviso calculado. Bolsonaro chegou a exigir que não houvesse estrutura oficial para tentar dar ao evento aura de espontaneidade.

Mas o trauma provocado pelos atentados bolsonaristas no 8 de janeiro, que deixaram um rastro de destruição nas sedes dos três poderes, foi um fator preponderante no desenho do esquema especial para o retorno de Bolsonaro ao Brasil.

Conforme informou a coluna, a chegada do ex-presidente foi considerada um evento de alto risco. A conjuntura levou a Polícia Federal e o governo distrital a colocarem Brasília em “alerta vermelho”.

Leia a íntegra da nota oficial da Casa Civil sobre as declarações de Bolsonaro:

A Casa Civil da Presidência da República esclarece que nenhum ex-presidente tem direito a utilização de carro blindado. Conforme prevê a Lei no 7.474, de 8 de maio de 1986, os ex-presidentes têm direito a dois veículos oficiais e os respectivos motoristas. Nenhum ex-presidente utiliza veículos blindados cedidos pela Presidência da República.

Reforçamos que os dois veículos oficiais foram disponibilizados e estão sendo utilizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segue link para consulta ao texto da lei: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6381.htm

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese