Bolsonaro diz que novo teste de Covid-19 deu negativo e exibe remédio que não tem eficácia contra a doença.

Bolsonaro anuncia que testa negativo para covid-19 depois de realizar o 4 teste.

– RT-PCR para Sars-Cov 2: negativo. – BOM DIA A TODOS. Diz Bolsonaro.

Por Reportagem de Lisandra Paraguassu (Yahoo) e Marcos Cunha (Phbwebcidade)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste sábado, em suas redes sociais, que teve resultado negativo no quarto teste para Covid-19 que fez.

Com uma foto no Palácio da Alvorada, em que aparece mais uma vez mostrando uma caixa de hidroxicloroquina, Bolsonaro escreveu: “RT-PCR para Sars-Cov 2: negativo. Bom dia a todos.” O exame não foi apresentado.

Este teria sido o quarto exame feito por Bolsonaro depois de diagnosticado com a doença em 7 de julho, incluindo o que confirmou que estava infectado. O último havia sido feito na terça-feira. O presidente não informou quando fez este último.

Depois de diagnosticado com a Covid-19, Bolsonaro ficou por 17 dias em isolamento parcial no Palácio da Alvorada – nesse período, anunciou a doença em uma entrevista para tevês, recebeu pelo menos um auxiliar, e por algumas vezes saiu para conversar com apoiadores quando, apesar de manter uma distância de alguns metros, chegou a tirar a máscara.

O presidente, que começou um tratamento com hidroxicloroquina e o antibiótico azitromicina logo ao ter os primeiros sintomas da doença, atribui a eles ter tido poucos sintomas da Covid-19 e ter se curado. No entanto, não há comprovação científica para uso da hidroxicloroquina. Ao contrário, todas as pesquisas mais recentes mostram que não há efeito.

Bolsonaro tem planos de iniciar uma série de viagens pelo país para inaugurar obras e, segundo ele mesmo, mostrar o que está fazendo. Antes do resultado de terça-feira, que mostrou ainda estar infectado, ele chegou anunciar que iria ao Piauí na última sexta-feira.

Na semana passada, Bolsonaro realizou um novo exame, cujo resultado, segundo ele, deu positivo. O exame mais recente foi feito na terça (21). O presidente disse que se o resultado fosse negativo, pretendia viajar para o Piauí para o município de São Raimundo Nonato, onde pretende visitar o museu do Homem Americano e a Serra da Capivara.

Ciro Nogueira (PP), aliado de Bolsonaro, deve recepcionar o presidente em São Raimundo Nonato. Em seguida, Bolsonaro segue para Bahia.

O presidente numa live no Facebook no dia 17 de junho tinha feito o exame para confirmar que seu segundo teste para coronavírus também deu positivo; onde aproveitou e comentou sobre o tratamento que está fazendo com a cloroquina.

“Estou medicado desde o início com hidroxicloroquina. Tenho recomendação médica para isso. Estou me sentindo bem desde o dia seguinte. Não tive nenhum sintoma forte, uma febre pequena na segunda-feira retrasada, de 38 graus, um pouco de cansaço e dores musculares”, disse.

Apesar dos bons efeitos que o medicamento está tendo sobre ele, o presidente falou:

Não recomendo nada, recomendo que você procure seu médico.” O medicamento não tem comprovação científica sobre sua eficácia contra a doença. Coincidência ou não, sabemos que o tratamento não tem nenhuma comprovação científica mas deu certo comigo”, analisou o presidente.

Bolsonaro aproveitou para dizer que o medicamento está passando por testes e que também tem apoio de alguns médicos para aprovação da substância.

“Não estou fazendo nenhuma campanha, o custo é baratíssimo. Deve ser até por isso que existem algumas pessoas contra. Outras, pelo que parece, é uma questão ideológica”, explicou.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese