Governador assina acordo para estudar a implantação de projeto de energia eólica offshore no litoral do Piauí

WhatsApp Image 2023-10-30 at 12.51.07.jpeg
Foto: Governo do Piauí

Foto: Governo do Piauí

Em Tóquio, no Japão, Rafael Fonteles assinou Memorando de Entendimento (MoU) para estudos envolvendo energias renováveis.

O governador Rafael Fonteles assinou, nesta segunda-feira (30), em Tóquio, no Japão, um Memorando de Entendimento (MoU) para estudar a implantação de um projeto de energia eólica offshore no litoral do estado. O projeto envolve investimentos previstos na ordem de R$ 25 bilhões.

Rafael Fonteles e sua comitiva se reuniram com a equipe da Shizen Energy, empresa iniciada como uma pequena startup em 2011. Mesmo com pouco tempo de atuação, a empresa já conta com investidores e projetos na área de energias renováveis em todo o mundo.

Durante o encontro, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Investe Piauí e a Shizen para a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA). O estudo tem o propósito de avaliar as possibilidades de investimento da empresa na cadeia de produção de energia renovável, com possibilidade de produção em hidrogênio verde, no Piauí.

O objetivo da parceria é tornar viável a implantação de um parque de energia eólica offshore no litoral do Piauí. O parque contaria com a possibilidade de desdobramento em projetos “Power-to-X”, que seria usar eletricidade renovável, gerada por energia eólica, para produzir um transportador de energia, como o hidrogênio verde.

Em suas redes sociais, o governador Rafael Fonteles comemorou o acordo e afirmou que o projeto tem investimentos previstos na ordem de R$ 25 bilhões. “Ao final de todos os trâmites legais e licenciamentos, o projeto deve sair do papel até o ano de 2026. Ele será um divisor de águas na produção de energias renováveis no Brasil, tendo o Piauí como protagonista, gerando oportunidades de trabalho, emprego e renda aos piauienses”, finalizou o gestor.

WhatsApp Image 2023-10-30 at 12.51.08.jpeg
Foto: Governo do Piauí
Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese