A vacina COVID-19 da Johnson & Johnson produz uma forte resposta imunológica no início do ensaio.

A vacina, chamada Ad26.COV2.S, foi igualmente bem tolerada em duas doses diferentes, mostraram os resultados.

FOTO DO ARQUIVO: O logotipo da empresa Johnson & Johnson é exibido para comemorar o 75º aniversário da listagem da empresa na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) em Nova York, EUA, 17 de setembro de 2019. REUTERS / Brendan McDermid

Por Reuters

Uma única dose da vacina experimental COVID-19 da Johnson & Johnson JNJ.N produziu uma forte resposta imunológica contra o novo coronavírus em um ensaio clínico de estágio inicial a médio, de acordo com resultados provisórios publicados na sexta-feira.

A vacina, chamada Ad26.COV2.S, foi igualmente bem tolerada em duas doses diferentes, mostraram os resultados. Uma única injeção, em comparação com uma abordagem rival de duas doses testada pela Moderna Inc MRNA.O e Pfizer Inc PFE.N, poderia simplificar a distribuição da vacina. No entanto, não está claro se os idosos, uma das populações com maior risco de contrair o vírus, estarão protegidos no mesmo grau que os mais jovens com a vacina J&J. O julgamento em cerca de 1.000 adultos saudáveis, que é apoiado pelos EUA. governo, começou depois que a vacina J&J foi encontrada em julho para oferecer forte proteção em uma única dose para macacos. Com base nos resultados atuais, a J&J na quarta-feira deu início a um julgamento final de 60.000 pessoas, que pode abrir caminho para um pedido de aprovação regulatória. A empresa disse que espera os resultados do chamado teste de Fase 3 até o final do ano ou início do próximo ano.

Os resultados, divulgados no site médico medRxiv, não foram revisados ​​por pares. (bit.ly/2G3Ni1X) Os pesquisadores, incluindo os da unidade Janssen Pharmaceuticals da J&J, disseram que 98% dos participantes com dados disponíveis para a análise provisória tinham anticorpos neutralizantes, que defendem as células de patógenos, 29 dias após a vacinação. No entanto, os resultados da resposta imunológica estavam disponíveis apenas para um pequeno número de pessoas – 15 participantes – com mais de 65 anos, limitando a interpretação. Em participantes com mais de 65 anos, a taxa de reações adversas como fadiga e dores musculares foi de 36%, muito menor do que os 64% vistos em participantes mais jovens, mostraram os resultados, sugerindo que a resposta imunológica em pessoas mais velhas pode não ser tão forte.

Os pesquisadores disseram que mais detalhes sobre segurança e eficácia virão quando o estudo for concluído. Por enquanto, os resultados justificam porque mais estudos são necessários em maior número para procurar efeitos adversos sérios, Dr. Barry Bloom, professor da Harvard T.H. A Escola de Saúde Pública Chan, que não esteve envolvida no ensaio J&J, disse à Reuters. “No geral, a vacina está fazendo o que você esperaria que fizesse se fosse movida para os testes de Fase 3”, disse Bloom.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese