Um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média.
Por TechBreak
Nesta segunda-feira (21), poderá ser observado, após o pôr do sol, um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média. A proximidade entre dois planetas, Júpiter e Saturno, fará com que pareçam um planeta duplo. Além disso, eles estarão separados por menos de um diâmetro de lua cheia. O fenômeno poderá ser observado em um live no YouTube do Planetário Ibirapuera.
Segundo João Fonseca, diretor do Planetário do Parque do Carmo, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, o fenômeno poderá ser observado a olho nu. “Assim que anoitecer, basta olhar para o horizonte no lado em que o Sol se põe e observar. Será o ponto mais brilhante do céu, devido a proximidade desses dois planetas”.
João Fonseca define o episódio como um “golpe de vista” e explica que, na teoria, esses planetas estão bem distantes entre si, mas para nós, aparentemente, estão bem perto um do outro. “Júpiter e Saturno estão a mais de 700 bilhões de quilômetros de distância. Júpiter realiza uma volta em torno do sol a cada 19 anos, Saturno a cada 29 anos e a Terra a cada 1 ano. Por isso, em algum momento, esse alinhamento entre os planetas acontece e fica visível para nós”, finaliza.