Liga, Camp Nou – FC Barcelona 4 (Fati 15, 19, Messi 35 (p.) Torres 45 (o.g.)) Villarreal CF 0
Por eurosport
Ronald Koeman levou o Barcelona a uma vitória enfática por 4-0 sobre o Villarreal em sua primeira partida no comando do clube de Camp Nou. 44 dias após a catastrófica derrota do Barça por 8-2 para o Bayern de Munique, os catalães deixaram para trás um verão turbulento para começar a luta pelo título com uma demonstração de força, marcando os quatro gols no primeiro tempo.
Ansu Fati abriu o placar aos 15 minutos, acertando um poderoso remate de lado após uma assistência de Jordi Alba, antes de adicionar o segundo quatro minutos depois, passando um chute rasteiro por Sergio Asenjo no poste próximo após um passe de Philippe Coutinho. Lionel Messi marcou o primeiro gol da temporada de pênalti, com Ansu derrubado na área por Mario Gaspar. Um autogolo de Pau Torres colocou o Barcelona em vantagem antes do intervalo, inadvertidamente convertendo um cruzamento de Messi na sua própria baliza. Pedri, Ousmane Dembele, Francisco Trincao e Miralem Pjanic foram apresentados no segundo tempo, mas a partida já havia sido decidida como um duelo, com o Barcelona começando a disputa pelo título em grande estilo.
TALKING POINT – A NOVA FORMA DE RONALD KOEMAN PARECE UM BOM ADEQUADO PARA BARCELONA
Uma era inteira da história do Barcelona foi definida pelo 4-3-3. No entanto, a saída de Luis Suarez para o Atlético de Madrid faz com que esta formação já não seja a mais adequada para os catalães, com Koeman a utilizar a forma de 4-2-3-1 para este jogo. Com Antoine Griezmann na frente, Ansu na esquerda, Coutinho no meio, Messi na direita e Frenkie de Jong e Sergio Busquets como pivôs duplos profundos, houve um verdadeiro equilíbrio para a equipe do Barça. Koeman pode estar no caminho certo.
HOMEM DA PARTIDA – ANSU FATI (BARCELONA)
Se este foi realmente o início de uma nova era para o Barcelona, foi um tanto simbólico que tenha começado com uma cinta Ansu. O jogador de 17 anos é muito mais do que apenas um comerciante de velocidade, mostrando compostura muito além da sua idade ao acertar o fundo da rede duas vezes nos primeiros 20 minutos. Ansu ganhou o pênalti de Messi e foi uma ameaça ao longo do jogo. Que talento o Barcelona tem nas mãos.
AVALIAÇÕES DO JOGADOR
Barcelona – Neto 6, Roberto 6, Pique 5, Lenglet 5, Alba 7, Busquets 6, De Jong 6, Messi 8, Coutinho 7, Fati 9, Griezmann 6. Subs – Pjanic 7, Trincao 6, Dembele 5, Pedri 5. Villarreal – Asenjo 8, Gaspar 4, Albiol 5, Torres 4, Estupinan 5, Chukwueze 5, Parejo 4, Coquelin 5, Gomez 5, Moreno 4, Alcacer 4. Subs – Bacca 3, Kubo 7, Funes Mori 4, Iborra 5, Trigueros 6.
MOMENTOS CHAVE 15 ‘META!
Barcelona 1-0 Villarreal: Que final incrível! Alba foi liberado para a linha de fundo pela esquerda, ele cortou o passe de Ansu e o lateral de 17 anos deu uma finalização poderosa na rede do Villarreal! Ele fez um trabalho tão bom em controlar aquele acabamento! Um grande objetivo!
19 ‘META!
Barcelona 2-0 Villarreal: É aquele homem (criança) de novo! O Barcelona avançou no contra-ataque, Coutinho deu um passe para Ansu e o adolescente não teve problemas em deslizar para a bola na trave próxima! Nunca houve qualquer dúvida se ele converteria essa chance!
35 ’OBJETIVO!
Barcelona 3-0 Villarreal: Messi chega à marca de 12 jardas depois que Ansu venceu o pênalti e o camisa 10 do Barcelona não cometeu nenhum erro ao apertar seu chute por baixo de Asenjo. Não foi o melhor pênalti de Messi, mas deu certo e o Barça já pode ter sumido.
45 ‘META!
Barcelona 4-0 Villarreal: É o quarto golo do Barcelona antes do intervalo! É um gol contra! Messi disparou um cruzamento para o meio com Busquets de todas as pessoas correndo para a caixa de seis jardas, mas Pau estende uma perna e desvia a bola para o fundo de sua própria rede!
ESTATÍSTICAS PRINCIPAIS
Lionel Messi já marcou em 17 temporadas consecutivas da La Liga pelo Barcelona Ansu Fati marcou sete gols em suas últimas nove partidas em todas as competições do Barcelona e da Espanha Com 17 anos e 332 dias de idade, Ansu Fati se tornou o jogador mais jovem das cinco principais ligas da Europa a marcar 10 ou mais gols em todas as competições desde o início da temporada passada