Pessoas assistiam um culto quando bandidos chegaram de bicicleta e dispararam várias vezes. Pouco depois, grupo rival promoveu retaliação em Área Portuária da cidade de Santana
O GLOBO
Uma guerra entre facções rivais no município de Santana, no Amapá, levou terror aos moradores na noite deste domingo, em dois ataques que deixaram três mortos e pelo menos cinco feridos — incluindo uma criança de 3 anos, que levou dois tiros dentro de uma igreja e está internada em estado grave.
Eram por volta das 20h57 quando dois bandidos numa bicicleta cinza invadiram uma igreja evangélica, no momento em que acontecia um culto, na Rua 7 de Setembro, e dispararam diversas vezes. Os suspeitos, segundo testemunhas, vestiam bermuda jeans e camisa branca. Um dos alvos dos criminosos, Denilson de Jesus Cardoso da Silva, de 39 anos, com passagem na polícia por roubo, morreu no local. Outro baleado, identificado como Vinícius Ferreira de Souza, foi atingido cinco vezes e foi socorrido ao hospital. Um adolescente de 16 anos foi atingido de raspão nas costas e uma menina de apenas 3 anos foi baleada no tórax e no pé.
— Trata-se de mais um confronto entre criminosos rivais. Foi um ataque visando atingir dois integrantes de um grupo criminoso que atua em Santana e Macapá. Infelizmente, além dos dois que eram alvos, duas pessoas foram atingidas, inclusive uma criança, que se encontra em estado grave — comentou o secretário de Segurança, José Neto.
Em nota, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) informou que a criança de 3 anos segue na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e recebe todo o acompanhamento da equipe técnica, assim como seus familiares. A outra vítima recebeu cuidados médicos e foi liberada em seguida.
Retaliação e policiamento reforçado
As imagens correram as redes sociais e mostram o desespero de quem estava presente no culto no momento do ataque. Mas o terror não acabaria ali. Poucas horas depois, criminosos da facção à qual os dois alvos pertenciam resolveu promover uma retaliação na Área Portuária da cidade. Mais sangue foi derramado.
Testemunhas afirmam que, eram por volta das 22h40, quando um carro vermelho disparou várias vezes contra um grupo de pessoas, que seriam pertencentes à facção rival. Dois homens morreram e outros dois ficaram feridos. Um deles cumpria regime aberto, condenado pro roubo.
— Logo após o desdobramento, em retaliação ao ataque à igreja, o grupo que havia sido alvo do ataque agiu em vingança e fez outro ataque, também em Santana, nas proximidades da Área Portuária. Quatro pessoas foram atingidas, sendo que duas vieram a óbito. Estamos acompanhando de perto o caso, levantando imagens e identificando infratores. Um deles já foi identificado. Também promovemos reforço no policiamento, e as investigações continuam, com diligências, no encalço dos infratores, para que possamos realizar a prisão deles — acrescentou o secretário.