Segundo a polícia, ele teria se envolvido com um adolescente de 12 anos; Globo decidiu tirá-lo de elenco de novela que ainda não foi ao ar
Por Estadão
RIO – O ator José Dumont, de 72 anos, foi preso em flagrante nesta quinta-feira, 15, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por armazenar imagens de sexo envolvendo crianças. A investigação é feita pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e está sob sigilo.
De acordo com informações da polícia, o ator teria se envolvido com um adolescente de 12 anos – o que configuraria estupro de vulnerável –, a quem ofereceu ajuda financeira. Os policiais começaram a investigar o caso e nesta quinta-feira, ao fazer uma busca e apreensão na casa do ator, na zona sul do Rio, encontraram imagens e vídeos de sexo protagonizados por crianças, o que justificou a prisão.
Dumont atuou em diversas novelas da TV Globo e da extinta Manchete, além de filmes e peças de teatro. Seu papel mais recente na Globo foi como o coronel Eudoro Mendes em Nos Tempos do Imperador, novela veiculada em 2021. A emissora informou nesta quinta que excluiu o ator de Todas as Flores, que ainda vai estrear na Globoplay.
“Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela”, afirma em nota. “A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação.”
A reportagem tenta, na noite desta quinta-feira, localizar representantes do ator, para que se pronunciem sobre a prisão.
O ator, que nasceu em Bananeiras, na Paraíba, em 1º de agosto de 1950, tem mais de 40 anos de carreira. No cinema, atuou em filmes como Era o Hotel Cambridge, O Homem Que Virou Suco, A Hora da Estrela, Abril Despedaçado e Narradores de Javé, Dois Filhos de Francisco.
Na televisão, José Dumont participou de mais de 15 novelas e séries.