Campanha de Biden mostra questão tributária de Trump na véspera do primeiro debate.

Os democratas aproveitaram uma nova linha de ataque às vésperas do primeiro debate da eleição presidencial, acusando Trump de burlar o código tributário depois que um relatório mostrou que ele pagou quantias irrisórias de impostos federais nos últimos anos.

REUTERS / Jonathan Ernst

Por Reuters

A campanha de Joe Biden aproveitou uma nova linha de ataque na véspera do primeiro debate do candidato democrata à presidência com o presidente Donald Trump, acusando o titular republicano de burlar o sistema para evitar o pagamento de sua parte justa dos impostos.

Trump, um autoproclamado bilionário que busca a reeleição na votação de 3 de novembro, pagou apenas US $ 750 em impostos federais em 2016 e 2017, depois de anos relatando pesadas perdas de seus negócios para compensar centenas de milhões de dólares em receitas, o New York Times noticiou no domingo, citando dados de declaração de impostos. O Times também informou que Trump não pagou imposto de renda federal em 10 dos 15 anos anteriores até 2017, apesar de ter recebido $ 427,4 milhões até 2018 de seu reality show e outros acordos de endosso e licenciamento. Jared Bernstein, um dos principais consultores econômicos de Biden, disse que o relatório destacou a necessidade de simplificar o código tributário e fazer com que pessoas como Trump paguem sua parte justa. “A grande maioria de nós paga impostos e segue com a vida. Mas quanto mais rico você é, quanto mais advogados tributários você emprega, mais complexo você pode tornar seus ativos – tudo isso pode, como mostra o artigo, reduzir sua obrigação tributária a zero ”, disse Bernstein no Twitter.

Poucas horas após o relatório, a campanha de Biden lançou um vídeo listando os milhares de dólares em imposto de renda normalmente pagos por um professor do ensino fundamental, bombeiro, gerente de construção e enfermeira registrada, antes de comparar a nota de $ 750 de Trump relatada em 2017. A campanha também começou a vender adesivos que dizem “Eu paguei mais impostos do que Donald Trump”. Trump considerou a reportagem uma “notícia falsa”. Na segunda-feira, ele twittou que havia pago “muitos milhões de dólares em impostos”, mas tinha direito a depreciação e créditos fiscais e estava “extremamente sub-alavancado” em termos de dívida e ativos. A porta-voz da Casa Branca Kayleigh McEnany descreveu o relatório como um trabalho de sucesso que saiu direto do manual democrata. “Já vimos isso acontecer antes … supostas informações fiscais na véspera de um debate. Eles tentaram isso em 2016 – não funcionou ”, disse ela à Fox Business Network. A porta-voz da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, uma democrata, disse ao MSNBC que as dívidas relatadas do presidente levantam questões de segurança nacional.

PRIMEIRO DEBATE Trump e Biden se enfrentarão em seu primeiro debate em Cleveland, Ohio, na terça-feira, cinco semanas antes da eleição. As pesquisas mostram Biden liderando Trump nacionalmente e em uma série de importantes estados de batalha. “Estou muito ansioso para o debate”, disse Trump a repórteres na Casa Branca na segunda-feira. O debate televisionado de 90 minutos provavelmente se concentrará em parte na forma como Trump está lidando com a pandemia do coronavírus, que matou mais de 200.000 americanos, e em seu esforço para preencher a cadeira da juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg no tribunal superior.

O ressurgimento da história tributária de Trump como uma questão eleitoral – em 2016 ele quebrou uma tradição de décadas de candidatos à presidência liberando suas declarações de impostos quando procuravam a Casa Branca – oferece a Biden outra via de ataque na noite de terça-feira. O ex-vice-presidente está tentando virar o jogo contra Trump, que foi bem-sucedido como populista econômico há quatro anos e é considerado por alguns observadores como tendo uma vantagem entre os eleitores na questão de quem administraria melhor a economia. Nos últimos dias, Biden caracterizou a corrida como um confronto entre Scranton, a cidade operária da Pensilvânia onde ele passou parte de sua infância, e a Park Avenue. A Trump Tower, que funciona como sede da Trump Organization, está localizada perto daquele boulevard tony em Manhattan. Trump pintou seu histórico econômico em termos brilhantes, dizendo que suas políticas foram responsáveis ​​por impulsionar o crescimento e reduzir o desemprego nos EUA para níveis de quase 50 anos antes do início da pandemia.

Sua mensagem, no entanto, foi gravemente afetada pela recessão provocada por vírus, que colocou milhões de americanos sem trabalho. Os democratas dizem que Trump lidou mal com a resposta dos EUA e adotou políticas que favoreciam as corporações e os ricos. Biden está propondo aumentar o imposto de renda corporativo e aumentar os impostos sobre pessoas que ganham mais de US $ 400.000 se eleitas. Trump, que assinou um pacote de cortes de impostos patrocinado pelos republicanos de US $ 1,5 trilhão no final de 2017, acusa seu oponente de promover uma agenda de extrema esquerda que destruirá a economia. Trump disse desde a campanha de 2016 que sua recusa em liberar suas declarações de imposto de renda federal é porque ele está sob auditoria da Receita Federal, mas a agência disse que não há razão para que ele não possa liberar seus impostos durante a auditoria.

O senador Chuck Grassley disse a repórteres no Capitólio que isso sugeria que as auditorias fiscais estavam demorando muito. “Quero esperar até que o IRS seja feito, então sei o quanto ele (Trump) deve”, disse Grassley, um republicano de Iowa que preside o Comitê de Finanças do Senado.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese