China aprova lei de biossegurança para prevenir doenças infecciosas

Informou a agência de notícias estatal Xinhua na noite de sábado.

Um trabalhador médico em traje de proteção coleta um esfregaço de uma mulher para teste de ácido nucléico, após novos casos de doença coronavírus (COVID-19) em Qingdao, província de Shandong, China, 13 de outubro de 2020. Foto tirada em 13 de outubro de 2020. China Daily via REUTERS.

Por Reuters

XANGAI (Reuters) – O principal órgão legislativo da China aprovou uma nova lei de biossegurança com o objetivo de prevenir e controlar doenças infecciosas, informou a agência de notícias estatal Xinhua na noite de sábado. O Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo votou pela adoção da lei no sábado, de acordo com a Xinhua, e ela entraria em vigor em 15 de abril de 2021.

A lei estabeleceria sistemas para prevenção e controle de risco de biossegurança, incluindo monitoramento de risco e alerta precoce, investigação e avaliação de risco e compartilhamento de informações. Também teria disposições para prevenir e responder a riscos específicos de biossegurança, incluindo grandes doenças infecciosas emergentes, epidemias e surtos repentinos e pesquisa, desenvolvimento e aplicação de biotecnologia, relatou a Xinhua.

A China anunciou em maio que pretendia acelerar a aprovação da lei de biossegurança até o final do ano, após o surto global de coronavírus que foi detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan. A China quase eliminou as transmissões domésticas do coronavírus após medidas agressivas para conter sua disseminação. Novas infecções detectadas na semana passada na cidade costeira de Qingdao, no entanto, encerraram a corrida da China de cerca de dois meses sem relatar um caso local. A comissão de saúde da China relatou pela última vez 13 novos casos de coronavírus no continente em 17 de outubro, elevando o número total de casos confirmados no continente para 85.672.

Compartilhe esta notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese